Governo de SP publica edital para conceder Linha 9-Esmeralda à iniciativa privada

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O edital, que também inclui a Linha 8-Diamante, prevê concessão por 30 anos com arrecadação de cerca de R$ 3 bilhões, além de 34 novos trens. A Linha 9-Esmeralda transporta cerca de 590 mil pessoas por dia e tem três estações em construção: Varginha, Mendes-Vila Natal e João Dias


O Governo de São Pulo publicou o edital de concessão, para a iniciativa privada, das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM. A concessão vai durar por 30 anos e as empresas interessadas em administrar as duas linhas devem entregar as propostas no dia 2 de março de 2021.

Com a privatização das duas linhas, que juntas transportam um milhão de pessoas diariamente, o Governo pretende arrecadar cerca de R$ 3 bilhões. A linha 8-Diamante tem 41,6 km e 22 estações e a Linha 9–Esmeralda tem 32,5 km saindo do extremo da Zona Sul até a cidade de Osasco, percorrendo vários bairros em 18 estações: Grajaú, Primavera-Interlagos, Autódromo, Jurubatuba, Socorro, Santo Amaro, Granja Julieta, Morumbi, Berrini, Vila Olímpia, Cidade Jardim, Hebraica-Rebouças, Pinheiros, Cidade Universitária, Villa-Lobos-Jaguaré, Ceasa, Presidente Altino e Osasco.

“A concessão trará um benefício enorme para os passageiros que usam diariamente essas linhas, uma vez que a iniciativa privada terá como compromisso promover a modernização das estações, realizando importantes obras de acessibilidade e também para aumentar a capacidade das linhas”, afirmou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

A concessionária será responsável por modernizar os sistemas de sinalização e telecomunicações, além de aprimorar o sistema de energia. Além disso, 34 novos trens devem ser entregues em até 18 meses após a assinatura da concessão.

Apenas a Linha 9-Esmeralda transporta cerca de 590 mil pessoas por dia. Com as três estações que estão em construção (uma delas custeada pela iniciativa privada), o movimento deve subir para 611 mil passageiros diariamente. No total, o investimento em duas estações na extensão da Linha 9-Esmeralda é de R$ 945 milhões, sendo R$ 500 milhões da União e R$ 445 milhões do Governo de São Paulo.

Segundo o Governo, as estações Varginha e Mendes-Vila Natal vão beneficiar moradores da Estrada dos Mendes e dos bairros Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares.

Confira a situação das três estações em construção na Linha 9-Esmeralda:

Estação Varginha: a estação deveria ter sido entregue em 2015, depois foi adiada para 2021 e agora a previsão de entregue é 2022. A estação tem uma área de 5 mil m², que vai atender 51 mil passageiros por dia e também terá um terminal de ônibus.

Estação Mendes-Vila Natal: terá 4.500 m² de área e bicicletário com 50 vagas, além de elevadores e escadas rolantes, acessibilidade e banheiros adaptados. A previsão de conclusão das obras é 2021.

Estação João Dias: com investimento de R$ 60 milhões, a construção já é da iniciativa privada porque o projeto foi doado ao Governo por uma empresa que tem um empreendimento na Av. João Dias. A previsão de inauguração, segundo a CPTM, é para o segundo semestre de 2021. São esperados 10 mil passageiros diariamente.


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