Governo assina contrato para expansão da Linha 9-Esmeralda com nova estação

3
878

As obras de extensão da linha foram iniciadas em 2018 com a construção da estação Mendes-Vila Natal. Agora, será construída a estação Varginha

 

O contrato do segundo lote da expansão da Linha 9-Esmeralda foi assinado nesta semana pelo Governo do Estado. As obras de extensão da linha foram iniciadas no ano passado, pela gestão do ex-governador Márcio França, com a construção da estação Mendes-Vila Natal.
O Consórcio Engibrás, que venceu a licitação e ofereceu um desconto de 12%, deve gastar aproximadamente R$ 87 milhões para construir a Estação Varginha, a via férrea, a rede aérea de energia e um pátio de manobras de trens.
As duas estações vão expandir a linha em 4,5 quilômetros, beneficiando moradores de diversos bairros do extremo da Zona Sul, como: Estrada dos Mendes Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares.
Em 2018, o Ministério das Cidades liberou R$ 25 milhões em recursos e autorizou o início da construção de quatro viadutos rodoviários que farão a transposição da via férrea no trecho de 4,5 quilômetros em implantação, facilitando o tráfego de pedestres e de veículos na região.
A expectativa é que mais 110 mil passageiros passem a utilizar a Linha 9-Esmeralda todos os dias. A gestão Doria estima que as obras sejam concluídas em 2021, com verbas da União e do Estado.
De acordo com o Governo de São Paulo, “a CPTM aguarda autorização do Ministério do Desenvolvimento Regional para iniciar os trabalhos, uma vez que o dinheiro é do Governo Federal”.

3 COMENTÁRIOS

  1. Começaram em 2018??????
    No Icaraí, km 28 e próximo ao terminal Varginha tem um monte de construção parada e se deteriorando há anos. Na época o então governador Geraldo Alckmin teve coragem de ir inaugurar uma passarela próximo ao terminal Grajaú, sendo que as obras da linha férrea já estavam paralisadas.
    Sr.° Dória só está dando andamento ao que o antecessor colega do PSDB deixou parado.
    Evidentemente que isto é muito bom, só não pode dizer que as obras começaram em 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.