Cia. Paideia de Teatro realiza festival presencial e online

0
617

Espetáculos, mesas de debate e oficinas acontecem de 4 a 11 de dezembro no XIV Festival Internacional, com grupos teatrais da Bélgica, Itália, Alemanha, Argentina e Brasil


Pelo 14º ano, a Cia. Paideia de Teatro realiza o XIV Festival Internacional de Teatro para a Infância e a Juventude: Uma Janela para a Utopia. Em 2020, o evento vai acontecer de 4 a 11 dezembro de forma presencial e online, por causa das regras de distanciamento social devido a pandemia da Covid-19.

Espetáculos de grupos da Bélgica, Itália, Alemanha e Argentina serão exibidos em formatos pré-gravados e ao vivo. Já as companhias nacionais devem alternar apresentações de forma online e/ou presencial. Também, via transmissão online, serão feitas as conversas com atores e diretores do Brasil e do exterior, assim como as mesas de reflexão sobre o fazer teatral e as oficinas virtuais voltadas para profissionais das artes e crianças.

A Cia. Paideia foi criada há 22 anos pelo diretor Amauri Falseti e pela atriz Aglaia Pusch com a vocação de fazer teatro de qualidade para crianças e jovens e, por meio dessa arte, dialogar com todos. Nessas duas décadas a Paideia já conquistou como Shell, APCA e Prêmio São Paulo.

A abertura do XIV Festival Internacional de Teatro acontece na sexta-feira (4), às 10h, com transmissão online da produção inédita “Pepé, o pequeno palhaço”, com dramaturgia e direção assinada por Amauri Falseti.

No mesmo dia, às 18h, o Núcleo de Vivência Teatral e a Cia. apresentarão a intervenção artística “Uma Homenagem ao Samba… da Vela”, sobre os 20 anos de existência da Comunidade Samba da Vela. “A montagem sobre os vinte anos do Samba da Vela gerou um trabalho intenso em ensaios online com cerca de 50 jovens da Vivência Teatral. Foi um grande e lindo desafio! Neste ano, mesmo com todas as dificuldades, é uma grande alegria para a Paideia conseguir realizar mais uma edição do festival. Nossa equipe e muitos parceiros se mantiveram unidos e trouxemos ótimas atrações, além de debates inteligentes e oficinas criativas para o nosso público”, disse o diretor Amauri Falseti. Essa apresentação acontece durante a reabertura do Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro.

No XIV Festival Internacional de Teatro, o público também poderá conferir:

  • Palhaça Manela – Paola Musatti (São Paulo, Brasil)
  • Intervenção: Para Voar e Colorir – Camilla Farias (Rio de Janeiro, Brasil)
  • Pescadora de Ilusão (Homenagem ao centenário de Clarice Lispector) – Los Lobos Bobos (São Paulo, Brasil)
  • Reflexão com o Tema: “Reinventando formas para a volta aos palcos do Teatro Infantil”
  • Reflexão com o Tema: “Reinventando formas para a volta aos palcos do Teatro Jovem”

Para assistir os espetáculos presenciais na sede da Paideia, em Santo Amaro, é preciso reservar lugar, através do email: paideiac@gmail.com

Espetáculos presenciais, com lugares limitados, nos teatros Arthur Azevedo, Alfredo Mesquita, Cacilda Becker, Paulo Eiró e na Galeria Olido, os ingressos devem ser retirados no local, gratuitamente.

Segundo a Cia. Paideia de Teatro, o evento atende a todos os protocolos de segurança contra a COVID-19 e que devido às condições da pandemia, a programação presencial está sujeita às mudanças.

Para conferir a programação completa, acesse: www.paideiabrasil.com.br/festival2020/


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.