Moradores de Moema propõem a criação de parque linear próximo ao córrego Uberabinha

0
2271

A ideia do parque foi sugerida para o Projeto de Lei Orçamentária Anual 2021, mas não obteve os votos necessários. De acordo com a proposta, “o ‘Passeio do Uberabinha’ pode resolver problemas da região com a requalificação de espaços públicos, recuperação e conservação ambiental de cursos d’água, manejo de águas pluviais e combate a enchentes”


Em julho deste ano, a Prefeitura promoveu uma votação com propostas para serem incluídas no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2021. A própria população criou as propostas e votou nas mais importantes para serem implementadas na cidade de São Paulo.

Na Zona Sul, uma das propostas foi a criação do passeio do Uberabinha, um parque linear em Moema, que percorre o córrego Uberabinha, fazendo a ligação da Av. Hélio Pelegrino com a Av. Ibirapuera.

De acordo com a proposta, que teve apenas 114 votos e não foi eleita, “o ‘Passeio do Uberabinha’ pode resolver ou mitigar diversos problemas daquela localidade, tais como a requalificação de espaços públicos, melhora na circulação de pedestres e ciclistas, promoção do convívio social e valorização de passeios públicos como áreas de uso comum, recuperação e conservação ambiental de cursos d’água, manejo de águas pluviais e combate a enchentes”.

Hoje, o córrego Uberabinha está canalizado, mas há galerias visíveis, como na Rua Cel. Raul Humaitá Vila Nova com a Rua Canário. Assim, quando chove forte na região, a água do rio sobe e muitas ruas e avenidas do bairro ficam inundadas.

Nesse sentido, a proposta do parque linear é instalar pisos permeáveis, jardins de chuva e “descanalizar” trechos do córrego para implementá-lo a paisagem urbana. Além disso, em uma extensão de 1,1 km seriam instalados jardins e árvores, mobiliário urbano, ciclovias, quiosques comerciais e equipamentos de esporte e para crianças.

No total, o Passeio do Uberabinha teria seis trechos divididos entre várias vias do bairro: avenidas Hélio Pelegrino e Ibirapuera e ruas Araguari, Pintassilgo, Diogo Jácome, Tuim, Gaivota, Jauaperi, Arapanés, Canário e Inhambu (Travessa Jornalista Otávio Muniz).

A Prefeitura de São Paulo informou que “recebeu diversas propostas dos cidadãos nas audiências, entre elas, a criação do Parque Linear em Moema. Todas as sugestões estão sendo analisadas. Será marcada uma audiência com as devolutivas sobre a viabilidade das ações para cada uma das subprefeituras da cidade”.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.