Espaço deve beneficiar em média 300 pacientes por mês com uma agenda contínua de atividades que serão desenvolvidas na biblioteca, como contação de histórias, jogos e teatro com fantoches, contemplando também a capacitação pedagógica de profissionais envolvidos no atendimento às crianças
O Hospital Geral do Grajaú inaugurou uma biblioteca infantil exclusiva para crianças internadas na unidade e pais ou responsáveis. A iniciativa contou com investimento de R$ 117,9 mil de uma empresa farmacêutica para a compra de livros, fantoches, fantasias e mobília, garantindo ambientação do espaço.
A expectativa é de que a leitura e o estímulo à criatividade beneficiem 300 pacientes por mês, considerando a média de atendimento da unidade. A iniciativa prevê uma agenda contínua de atividades que serão desenvolvidas na biblioteca, como contação de histórias, jogos e teatro com fantoches, contemplando também a capacitação pedagógica de profissionais envolvidos no atendimento às crianças.
Para os menores, chocalhos, blocos de encaixe e jogos de memória são alguns dos brinquedos disponíveis para estimular o desenvolvimento motor e assim, contribuir para que tenham vivências diferentes da rotina hospitalar.
A ação tem como objetivo estimular a leitura para crianças de zero a oito anos e faz parte do projeto “Pequenos Grandes Leitores”, criado em 2013 pela empresa Laranjeira Cultural. O projeto atua em 80 unidades entre Hospitais, Escolas e Apaes em todo o Estado e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural).
“A equipe pedagógica foi escolhida pelo setor de humanização e contempla enfermeiras, psicólogas, professoras, atendentes sociais e voluntários da nossa equipe de funcionários do Hospital Geral de Grajaú. Ao todo, cerca de 06 pessoas estarão envolvidas diretamente com a biblioteca”, salienta a coordenadora do Serviço Social do Hospital Geral de Grajaú, Railda Carone.
A capacitação profissional da equipe hospitalar é realizada pela Laranjeira Cultural em conjunto com pedagogos e profissionais especializados nas áreas de leitura e educação. A seleção dos livros, que envolve diversas narrativas, gêneros textuais e temas é feita também pela empresa. De acordo com Marcia Tedesco Dal Secco, gerente de Comunicação e Sustentabilidade do Aché Laboratórios Farmacêuticos, “a iniciativa trouxe motivação e interação para as crianças, além de garantir mais leveza ao ambiente hospitalar e ao tratamento contínuo, levando conforto às famílias”.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br