Hospital Geral do Grajaú ganha biblioteca para crianças internadas e familiares

0
21

Espaço deve beneficiar em média 300 pacientes por mês com uma agenda contínua de atividades que serão desenvolvidas na biblioteca, como contação de histórias, jogos e teatro com fantoches, contemplando também a capacitação pedagógica de profissionais envolvidos no atendimento às crianças


O Hospital Geral do Grajaú inaugurou uma biblioteca infantil exclusiva para crianças internadas na unidade e pais ou responsáveis. A iniciativa contou com investimento de R$ 117,9 mil de uma empresa farmacêutica para a compra de livros, fantoches, fantasias e mobília, garantindo ambientação do espaço.

A expectativa é de que a leitura e o estímulo à criatividade beneficiem 300 pacientes por mês, considerando a média de atendimento da unidade. A iniciativa prevê uma agenda contínua de atividades que serão desenvolvidas na biblioteca, como contação de histórias, jogos e teatro com fantoches, contemplando também a capacitação pedagógica de profissionais envolvidos no atendimento às crianças.

Para os menores, chocalhos, blocos de encaixe e jogos de memória são alguns dos brinquedos disponíveis para estimular o desenvolvimento motor e assim, contribuir para que tenham vivências diferentes da rotina hospitalar.

A ação tem como objetivo estimular a leitura para crianças de zero a oito anos e faz parte do projeto “Pequenos Grandes Leitores”, criado em 2013 pela empresa Laranjeira Cultural. O projeto atua em 80 unidades entre Hospitais, Escolas e Apaes em todo o Estado e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural).

“A equipe pedagógica foi escolhida pelo setor de humanização e contempla enfermeiras, psicólogas, professoras, atendentes sociais e voluntários da nossa equipe de funcionários do Hospital Geral de Grajaú. Ao todo, cerca de 06 pessoas estarão envolvidas diretamente com a biblioteca”, salienta a coordenadora do Serviço Social do Hospital Geral de Grajaú, Railda Carone.

A capacitação profissional da equipe hospitalar é realizada pela Laranjeira Cultural em conjunto com pedagogos e profissionais especializados nas áreas de leitura e educação. A seleção dos livros, que envolve diversas narrativas, gêneros textuais e temas é feita também pela empresa. De acordo com Marcia Tedesco Dal Secco, gerente de Comunicação e Sustentabilidade do Aché Laboratórios Farmacêuticos, “a iniciativa trouxe motivação e interação para as crianças, além de garantir mais leveza ao ambiente hospitalar e ao tratamento contínuo, levando conforto às famílias”.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.