A cidade de São Paulo foi classificada para a fase amarela do Plano SP, em que é permitido abrir bares, restaurantes e salões de beleza. No entanto, a Prefeitura precisa aprovar os protocolos de higiene e o setor gastronômico deve voltar à ativa no dia 6 de julho. Já a quarentena foi prorrogada até o dia 14
O Governo de São Paulo autorizou o avanço da capital paulista para a fase Amarela do Plano São Paulo. Com isso, será permitida a reabertura de bares e restaurantes, porém, com muitas regras de higiene para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Atualmente, a capital já pode reabrir lojas de ruas, shoppings e escritórios, por exemplo.
A data de reabertura dos restaurantes ainda não foi acertada porque é necessário que a Prefeitura de São Paulo aprove os protocolos sanitários enviados pelos sindicatos que representam o setor. O Comitê de Saúde do Governo de SP, no entanto, sugeriu que este setor volte a funcionar plenamente apenas no dia 6 de julho e o prefeito Bruno Covas afirmou que aprova a ideia.
“O município vai acatar essa solicitação do centro de contingência. Durante a semana que entra, vai dialogar com setores que agora podem voltar a funcionar na fase 3. Se tudo der certo, assinar os protocolos para que possam aguardar os resultados na sexta-feira (3) da semana que vem”, disse o prefeito.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e outras entidades já enviaram sugestões de higiene para a Prefeitura, como por exemplo:
- música ao vivo está proibido
- no self service, a fila deve ser demarcada
- os restaurantes priorizem atendimento com reserva
- o limite por mesa vai ser de, no máximo, seis pessoas
- atender apenas 40% da capacidade e 6 horas seguidas
- os estabelecimentos devem fornecer álcool gel e luvas
- evitar grupos grandes, como comemoração de aniversário
- os talheres devem estar embrulhados em plástico ou papel
- na entrada, um funcionário deve medir a temperatura dos clientes
- mesas com distância de 2 metros e cadeiras com distância de 1 metro
- os funcionários devem evitar conversas enquanto estiverem manipulando comida ou utensílios
Com o avanço da cidade de São Paulo para a fase Amarela, o comércio e os shoppings podem ampliar o horário de funcionamento de quatro para seis horas e também aumentar a capacidade de público de 20% para 40%. A quarentena, em todo o Estado, também foi ampliada e segue até o dia 14 de julho.
FALE COM A REDAÇÃO: reportagem@gruposulnews.com.br