23.6 C
São Paulo
quinta-feira, 26 maio, 2022
Mais

    Como ter um ano letivo de sucesso?

    Mais lidas


    Não sei como foi o ano letivo de 2019 aí na sua casa, mas muitas famílias brasileiras passaram por grandes conflitos. De todas as dificuldades que a educação brasileira enfrenta, o desinteresse pelos estudos por parte dos alunos é uma das maiores.

    Mas eu, como mãe e professora, acredito que algumas mudanças na rotina familiar podem melhorar o desempenho do seu filho neste ano. Vamos a elas?

    1- Crie um ambiente de estudos em casa
    Separe um cantinho para estudar, decore o local e deixe todo o material escolar ali. Isso ajuda na organização, concentração e motivação.

    2- Faça um calendário com as principais datas do bimestre
    O estudante precisa aprender a usar uma agenda a seu favor. Muitos alunos se prejudicam com a nota final do bimestre porque se atrapalham com a quantidade de trabalhos e lições que precisam entregar.

    3- Acompanhe de perto
    É fundamental que você ajude o estudante a se organizar, afinal, ele ainda não consegue controlar sozinho uma agenda tão cheia de compromissos. Esteja atento ao calendário escolar.

    4- Estudar todos os dias!
    Estipule horários para brincar, ajudar com os afazeres da casa e também estudar. Todos os dias eles precisam estudar.

    5- Vá à todas as reuniões escolares
    São apenas quatro reuniões ao longo de um ano. Separe a data. Inclusive, é lei: você pode participar das reuniões de seus filhos sem ter desconto em folha de pagamento. Eu sei que não é fácil, mas a vida escolar do seu filho é o primeiro grande desafio da vida dele. A escola é uma grande fonte de aprendizagem, não só de conteúdo, mas da vida. É lá que seu filho vai aprender a se relacionar, lidar com as emoções, falar em público, organizar uma agenda de tarefas, entregar trabalhos com organização e capricho. Cuide, ame e aproveite essa fase porque, como todas as outras, vai passar.


    FERNANDA VASCONCELOS é psicopedagoga, pós-graduada em mediação tecnológica, palestrante especialista em desenvolvimento humano e Analista Comportamental.


    FALE COM A REDAÇÃO
    Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

    - Patrocinado -

    Leia mais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    - Patrocinado -

    Últimas