Como ter um ano letivo de sucesso?

0
644

Não sei como foi o ano letivo de 2019 aí na sua casa, mas muitas famílias brasileiras passaram por grandes conflitos. De todas as dificuldades que a educação brasileira enfrenta, o desinteresse pelos estudos por parte dos alunos é uma das maiores.

Mas eu, como mãe e professora, acredito que algumas mudanças na rotina familiar podem melhorar o desempenho do seu filho neste ano. Vamos a elas?

1- Crie um ambiente de estudos em casa
Separe um cantinho para estudar, decore o local e deixe todo o material escolar ali. Isso ajuda na organização, concentração e motivação.

2- Faça um calendário com as principais datas do bimestre
O estudante precisa aprender a usar uma agenda a seu favor. Muitos alunos se prejudicam com a nota final do bimestre porque se atrapalham com a quantidade de trabalhos e lições que precisam entregar.

3- Acompanhe de perto
É fundamental que você ajude o estudante a se organizar, afinal, ele ainda não consegue controlar sozinho uma agenda tão cheia de compromissos. Esteja atento ao calendário escolar.

4- Estudar todos os dias!
Estipule horários para brincar, ajudar com os afazeres da casa e também estudar. Todos os dias eles precisam estudar.

5- Vá à todas as reuniões escolares
São apenas quatro reuniões ao longo de um ano. Separe a data. Inclusive, é lei: você pode participar das reuniões de seus filhos sem ter desconto em folha de pagamento. Eu sei que não é fácil, mas a vida escolar do seu filho é o primeiro grande desafio da vida dele. A escola é uma grande fonte de aprendizagem, não só de conteúdo, mas da vida. É lá que seu filho vai aprender a se relacionar, lidar com as emoções, falar em público, organizar uma agenda de tarefas, entregar trabalhos com organização e capricho. Cuide, ame e aproveite essa fase porque, como todas as outras, vai passar.


FERNANDA VASCONCELOS é psicopedagoga, pós-graduada em mediação tecnológica, palestrante especialista em desenvolvimento humano e Analista Comportamental.


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.