Cia. Paidéia de Teatro apresenta obra teatral de Paulo Eiró para aniversário de Santo Amaro

0
593

A Cia. apresentou uma releitura da peça “Sangue Limpo”, a única obra para teatro escrita por Paulo Eiró, em 1896, e que foi encenada para D. Pedro II


O teatro Leopoldo Fróes, do Centro Cultural Santo Amaro, proporcionou um momento histórico para os moradores santamarenses, durante as comemorações do aniversário de 468 anos do bairro.

Em uma sala lotada, a Cia. Paidéia de Teatro apresentou uma releitura da peça “Sangue Limpo”, a única obra para teatro escrita por Paulo Eiró, em 1896, e que foi encenada para D. Pedro II.

A apresentação foi denominada de: “Poeta Paulo Eiró, um abolicionista!”.

“Emociono-me com este momento: o Centro Cultural Santo Amaro proporciona este espetáculo épico, inspirado na obra do poeta maior das terras de Cayubi. E assim, o respeito, a admiração e até o conhecimento dos jovens que habitam Santo Amaro, certamente prosseguirão no interesse por Paulo Eiró e isentos de críticas para com os que incansavelmente amam Santo Amaro e entenderão que a arte e a cultura sempre acolhem”, falou a coordenadora do Centro Cultural Santo Amaro, Andrea Sousa.

Com 22 anos, a Cia. Paidéia de Teatro nasceu em Santo Amaro e oferece para crianças e jovens uma programação cultural diversificada. Com sede na Rua Darwin, 153, tem cerca de 15 participantes e trabalham com mais de 100 jovens por ano, além de professores da rede pública de ensino, com trabalhos voltados para a vivência teatral e um Festival Internacional anual, que acontece nos meses de setembro e outubro.

A peça foi encenada por um elenco composto de 18 pessoas e comandada pelo diretor artístico Amauri Falseti. Para ele, apresentar o texto de Paulo Eiró, durante as comemorações de aniversário de Santo Amaro foi um privilégio para todos os atores.

“A escolha do texto de Paulo Eiró tem muito a ver com a necessidade de trabalho aqui na nossa região. É uma peça importante, muito bem feita, uma maravilha de espetáculo. Para nós é um privilégio juntar coisas importantes da arte no palco, um poeta de Santo Amaro, um texto maravilhoso e encenado por uma Cia. de Santo Amaro”, falou o diretor.

Amauri contou com exclusividade para o Grupo Sul News que a peça “Poeta Paulo Eiró, um abolicionista!” terá uma temporada na sede da Cia. “Teremos uma apresentação no dia 7 de março, às 17h, gratuita. Estamos organizando nossos calendários e, em breve, divulgaremos a programação da temporada”.


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.