Após atrasos em obras, Zona Sul pode ganhar novas estações a partir de 2021

0
1048

Se não acontecerem mais atrasos em obras e quebras de contratos, a partir do ano que vem é previsto a entrega das estações Morumbi, João Dias, Mendes Vila-Natal, Varginha e Santo Amaro (que está em obras de ampliação)


Estações de metrô e trem, que estão em construção, podem ser entregues a partir de 2021 beneficiando milhares de moradores da Zona Sul. A previsão de entrega consta em documentos e afirmações de representantes dos órgãos públicos de transportes.

ESTAÇÃO MORUMBI, DA LINHA 17-OURO: a previsão de entrega é em março do ano que vem. Isso, segundo a assinatura de um aditivo no contrato entre o Metrô e as construtoras responsáveis pela obra. A obra, que teve início em 2017, está 99,2% pronta de acordo com informações do site da construtora Camargo Corrêa.

ESTAÇÃO JOÃO DIAS, DA LINHA 5-LILÁS: “É uma obra que deverá estar pronta no início do segundo semestre de 2021”, afirmou Marcelo Machado, diretor de engenharia e obras da CPTM.

Localizada entre as estações Santo Amaro e Granja Julieta, a parada é financiada por uma empresa privada que tem um empreendimento na altura do número 17.007 da Avenida das Nações Unidas. O investimento é de R$ 60 milhões.

A estação João Dias deverá ser utilizada por mais de 10 mil pessoas, diariamente, e terá um edifício principal, passarela de acesso a plataforma central, elevadores e escadas rolantes/fixas, equipamentos de acessibilidade e uma entrada dentro do prédio da Brookfield Properties e outra entrada de acesso à Marginal Pinheiros.

ESTAÇÃO MENDES-VILA NATAL, DA LINHA 9-ESMERALDA: a previsão de conclusão das obras é 2021. A estação terá 4.500 m² de área e bicicletário com 50 vagas, além de elevadores e escadas rolantes, acessibilidade e banheiros adaptados.

ESTAÇÃO SANTO AMARO, DA LINHA 9-ESMERALDA: a estação passa por obras de reestruturação para ampliar as plataformas e melhorar a mobilidade dos 95 mil passageiros que a utilizam todos os dias. Serão instalados mais quatro elevadores e oito escadas rolantes. A previsão é que as obras sejam finalizadas em janeiro de 2022.

ESTAÇÃO VARGINHA, DA LINHA 9-ESMERALDA: a estação deveria ter sido entregue em 2015, depois foi adiada para 2021 e depois para 2022, mas, de acordo com um documento do edital de concessão da Linha 9, a estação será finalizada em junho de 2023.

A estação tem uma área de 5 mil m², que vai atender 51 mil passageiros por dia e também terá um terminal de ônibus. O pátio da estação Varginha deve ser entregue em setembro de 2023.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.