Proposta foi feita pensando na inclusão com maior acessibilidade para todos
O Projeto de Lei 58/2023, de autoria do Vereador Marcelo Messias, altera a Lei nº 17.753, de 24 de janeiro de 2022, para incluir a entrada gratuita para acompanhantes de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Síndrome de Down nos eventos, espaços de cultura e lazer do município de São Paulo.
O autismo é definido como sendo um transtorno que altera a comunicação, a interação social e o uso da criatividade do indivíduo, assim se manifestando ao longo de toda a sua vida. A Síndrome de Down é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária, apresentando comprometimento intelectual ao indivíduo.
Pensando de forma inclusiva e justa, o parlamentar propôs que esses acompanhantes tenham ingresso gratuito em salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento em todo o município, para que possam realizar a assistência completa, incentivando maior frequência e nos espaços públicos por todos indistintamente.
O Vereador pontua que “isso não beneficiará apenas uma pessoa, mas a todos. Os espaços precisam ser adaptados e inclusivos e esse é um grande passo para uma cidade melhor e justa.”
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br