Carros elétricos vão conquistando cada vez mais o seu espaço no Brasil

0
295
O cenário automotivo brasileiro está em constante evolução, e a eletrificação é a chave para um futuro mais verde e próspero

Fábrica de elétricos no país, aumento nas vendas de modelos, e outros pontos impulsionam este segmento de mercado


O cenário automotivo brasileiro está passando por uma revolução notável, à medida que os carros elétricos conquistam cada vez mais espaço no mercado nacional. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em 2022, o Brasil registrou o emplacamento de 49.245 carros elétricos, um aumento considerável em relação aos 34.990 veículos emplacados em 2021.

Além do aumento nas vendas, o setor de carros elétricos também está atraindo a atenção de empresas de renome, como a Samsung, que confirmou sua participação na IAA MOBILITY 2023, uma das maiores exposições automobilísticas do mundo.

O Brasil já abriga uma fábrica de automóveis elétricos localizada na Bahia, em Camaçari, onde anteriormente operava a Ford, e hoje a planta é de propriedade da marca chinesa BYD. A expectativa é que a fábrica comece a operar em outubro deste ano, de acordo com a fabricante.

A BYD tem se destacado no mercado brasileiro, como evidenciado pelos dados de agosto, quando a empresa emplacou um total impressionante de 656 modelos de carros elétricos no país durante o mês. Esse número é seis vezes maior do que o da segunda colocada e supera a soma de todas as outras montadoras, que emplacaram um total de 511 veículos elétricos no mesmo período.

Tamanha movimentação no setor não passou despercebida pelas instituições do setor. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anunciou, por meio de seu presidente Marcio de Lima Leite, que a maioria de suas associadas está se posicionando a favor de um imposto de importação de 35% para os veículos elétricos.

Com a crescente adoção de carros elétricos e o investimento contínuo na infraestrutura de mobilidade sustentável, o Brasil está trilhando um caminho promissor em direção a um futuro mais limpo e eficiente no transporte.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.