UNIP realiza lives sobre Iniciação Científica, Literatura e Biologia

0
570

A live “Iniciação Científica: Desafios e Oportunidades” terá a presença de alunos premiados. A live de literatura será sobre o livro “Nove Noites”, de Bernardo Carvalho. A live sobre biologia tem o tema: “Tendências da Biologia nos vestibulares”


Por: UNIP

LIVE 1:

A Vice-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Paulista – UNIP – incentiva a pesquisa científica. Isto ocorre por meio do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica para Discentes, do Programa de Auxílio à Participação em Reuniões Científicas, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e do Programa de Incentivo à Publicação.

A UNIP entende a pós-graduação e a pesquisa como processos de qualificação do ensino e das práticas extensivas, uma vez que os métodos científicos instrumentalizam o acadêmico a descobrir e a entender a realidade, permitindo sistematizar o conhecimento para mudar o entorno social em que se encontra.

O investimento destinado fomenta a procura de novos parâmetros institucionais na persecução de seus objetivos e finalidades, tanto no ensino quanto na extensão, ao mesmo tempo em que contribui para a formação de profissionais autônomos, com capacidade crítica e criativa diante das circunstâncias que possam encontrar no cotidiano de sua vida profissional.

Assim, compondo o conjunto de atividades que estimulam essa proposta, recentemente, a UNIP realizou, de forma on-line, seu anual Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica e de Iniciação Científica Júnior UNIP / CNPq, resultando na premiação de seus alunos e um do Ensino Médio.

Por isso, para contar suas experiências e incentivar outros jovens a ingressarem nesse meio, os estudantes estarão reunidos na live “Iniciação Científica: Desafios e Oportunidades”, em 1.º de dezembro, às 15h, pelas redes sociais oficiais da UNIP.

A Profa. Dra. Marília Millan – que é psicóloga, psicanalista, coordenadora do programa de Iniciação Científica da UNIP, doutora em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP, líder do Grupo de Pesquisa Relacionamentos Interpessoais e Familiares na Contemporaneidade – conduzirá o bate-papo, mediado pela jornalista Sílvia Vinhas.

Na ocasião, os vencedores falarão sobre:

  • Suas linhas de pesquisas
  • A importância da pesquisa científica e como ela contribui na vida pessoal e profissional
  • A motivação para iniciar-se no estudo científico
  • O processo de pesquisa científica, seus desafios e dificuldades, entre outros

LIVE 2:

Todos os anos, os grandes vestibulares adotam livros de leitura obrigatória para compor seus exames. Caso da Fuvest (porta de entrada para a USP) que, para 2021, selecionou a obra “Nove Noites”, de Bernardo Carvalho.

Para reforçar o conteúdo aprendido com a leitura do livro pelos vestibulandos, as redes sociais oficiais do Objetivo transmitirão a live “Intertextualidade e interdisciplinaridade em ‘Nove Noites’”.

A atividade acontece no próximo dia 1.º de dezembro, às 19h, e terá como palestrante a famosa Profa. Lu (Maria de Lourdes da Conceição Cunha), que ministra aulas de Literatura no Curso e Colégio Objetivo.

A docente, autora de livros e pesquisadora, mostrará que, bem ao gosto do que vem sendo cobrado nas provas, a obra mescla a interdisciplinaridade e a intertextualidade no texto para contar a história verídica do antropólogo americano Buell Quain: estudioso de tribos indígenas brasileiras, na década de 1930, que com apenas 27 anos, sem motivo aparente, se suicidou nas matas do Xingu.

A partir de uma pesquisa intensa, Bernardo Carvalho apresenta diversos elementos intertextuais e interdisciplinares como, por exemplo:

Intertextualidades:

  • O artigo de Mariza Corrêa (Folha de São Paulo. 12 de maio de 2001).
  • O poema épico babilônico Gilgamesh.
  • O filme Fitzcarraldo dirigido por Werner Herzog.

Interdisciplinaridades:

Biologia: Malária, Sífilis entre outras doenças.

História: Estado Novo, Projeto Rondon, II Guerra Mundial, entre outros temas.

Essas são apenas algumas das muitas relações estabelecidas no livro e que serão apresentadas pela Profa. Lu. Quem já teve a oportunidade de assistir a uma aula dela, presencialmente, on-line ou em flashes captados pelas emissoras de televisão, não perderá por nenhum motivo essa live. 

LIVE 3:

Já no dia 3, às 18h, será a vez da Biologia entrar em cena com a live “Tendências da Biologia nos vestibulares”, com apresentação de Mônica Segantini Bertoldo – a Profa. Moni, do Objetivo, como é carinhosamente conhecida.

A Profa. Mônica falará, entre outras questões, sobre:

  • Quais níveis podem aparecer nas questões?
  • Quais temas são mais cobrados em cada área da Biologia?
  • E em 2021, como eles podem aparecer?
  • Existe alguma dieta funcional para os estudantes antes e durante as provas?

Mônica Bertoldo é graduada em Ciências Biológicas, com especialização em Algas Planctônicas pelo Instituto Oceanográfico da USP, e Bacteriologia pelo Instituto Adolfo Lutz.

Todas as lives serão transmitidas pelas redes sociais:

https://www.youtube.com/user/UNIPOficial

https://www.linkedin.com/school/unip/

https://www.facebook.com/UNIPoficial


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.