Terminais de ônibus da Zona Sul oferecem vacinação contra o sarampo

0
612

De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, publicado em julho deste ano, foram confirmados 4.958 casos da doença e cinco óbitos em 21 estados do país. O sarampo, doença viral contagiosa, pode ser transmitida por meio de gotículas do espirro, da fala ou tosse


A partir de amanhã (23) e até o dia 30 de setembro, os passageiros do Terminal Metropolitano Jabaquara poderão receber a vacina tríplice viral contra o sarampo, rubéola e caxumba. Agentes da Unidade de Vigilância em Saúde, da Prefeitura de São Paulo, e da Unidade Básica de Saúde (UBS), do Governo Federal, ambas da zona sul da capital, farão um revezamento para atender aqueles que quiserem se imunizar.

No Terminal Campo Limpo a vacinação acontece na sexta-feira (25), das 10h às 16h.

Segundo a Secretaria da Saúde de São Paulo, a circulação do vírus que causa o sarampo ainda é ativa no estado, mas ainda não existe tratamento antiviral específico contra a doença. Uma boa alimentação e a ingestão de bastante líquido podem evitar complicações à pessoa contaminada.

De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde (MS), publicado em julho deste ano, foram confirmados 4.958 casos da doença e cinco óbitos em 21 estados do país. Mesmo durante a pandemia da COVID-19, o MS alerta sobre a importância da imunização contra o sarampo, doença viral contagiosa que pode ser transmitida por meio de gotículas do espirro, da fala ou tosse.

O principal objetivo é aumentar a cobertura vacinal em adultos na faixa de 30 a 49 anos. Já para a faixa de crianças de 6 meses a adultos de 29 anos, um profissional de saúde avalia a situação vacinal e, se preciso, aplica a dose para os casos que ainda não tiverem o esquema de imunização completo. Crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo. Acima desta faixa, até 60 anos, é preciso ter uma dose. 

SERVIÇO: Campanha de Vacinação da Tríplice Viral

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara
Data: 23/09 a 30/09
Horário: das 9h às 13h
Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/nº – Jabaquara

Local: Terminal Campo Limpo
Data: 25/09
Horário: das 10h às 16h
Endereço: Estrada do Campo Limpo, 3465 – Campo Limpo

QUEDA NOS ÍNDICES DE VACINAÇÃO INFANTIL

Dados do Programa Nacional de Imunizações revelam que revelam que 7 das 8 vacinas que toda criança de até dois anos de idade deve tomar, estão abaixo da meta de vacinação. Isso significa que, pela primeira vez em 20 anos, o Brasil não atingiu a meta em nenhuma imunização.

Dados do 1º semestre da Prefeitura de São Paulo mostram que da meta de 90%, apenas 80,61% das crianças se vacinaram contra o Rotavírus e apenas 56,80% se vacinaram para o BCG (tuberculose).

Entre as vacinas que tem a meta de 95% de cobertura, apenas a pentavalente atingiu 100% de imunização e as outras vacinas ficaram abaixo dos 90%:

  • Sarampo, caxumba e rubéola: 88,97%
  • Pneumocócica 10: 83,03%
  • Meningocócica C: 81,62%
  • Poliomielite: 81,43%
  • Hepatite A: 79,45%

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.