SP valoriza forças policiais em 2023 com reajuste salarial e investimento em efetivo

0
705

Estado tem 2,5 mil policiais civis, militares e técnico-científicos em formação e outras 14,7 mil vagas de concursos em andamento


O Governo de São Paulo concedeu em 2023 um aumento salarial médio de 20,2% para as carreiras das forças de Segurança Pública do estado. Como forma de incentivar a entrada de novos agentes, as carreiras iniciais tiveram maior reajuste. O ganho passou a vigorar a partir da folha de pagamento de julho.

O aumento salarial é o maior em um primeiro ano entre as administrações paulistas mais recentes e beneficiará mais de 100 mil integrantes das forças estaduais de segurança, incluindo profissionais das polícias Civil, Militar, Técnico-Científica, aposentados e pensionistas.

O reajuste médio de mais de 20% é significativamente superior à inflação acumulada no ano, cuja projeção divulgada pelo Boletim Focus do Banco Central no dia 11 de dezembro foi de 4,51%. Com isso, o governo estadual assegura aumento salarial real aos policiais.

O aumento resgata as carreiras policiais de uma situação de ampla defasagem e é baseado em três pilares: aumento da atratividade para os cargos de início de carreira, retenção de talentos e fomento ao fluxo de carreira.

Ao todo, são 2,5 mil policiais civis, militares e técnico-científicos em processo de formação e outras 14,7 mil vagas de concursos em andamento para as três forças. O efetivo atual é de 105,6 mil homens no total, sendo 80,2 mil na Polícia Militar, 22 mil na Polícia Civil e 3,3 mil na Polícia Técnico-Científica.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.