A ideia é que o cidadão seja mais solidário e ofereça ajuda, seja como voluntário, com doações ou oferecendo oportunidades de trabalho, a uma instituição não-governamental localizada perto de sua casa
“São Paulo Mais Humana” é o nome do aplicativo que o Governo de SP criou para desenvolver o voluntariado no Estado. A ideia é que o cidadão seja mais solidário e ofereça ajuda, seja como voluntário ou doações, a uma instituição não-governamental localizada perto de sua casa.
“Há anos venho trabalhando com especialistas na área do serviço social, voluntariado, filantropia e desenvolvimento tecnológico na busca por uma solução prática que facilite a cultura de doação e engaje mais a sociedade. O resultado se materializa com o lançamento da ‘São Paulo Mais Humana’, que em formato de aplicativo conecta pessoas e empresas a entidades beneficentes de forma simples, rápida e eficaz”, explicou o Presidente do Fundo Social, Filipe Sabará.
O aplicativo, assim como o site (www.saopaulomaishumana.sp.gov.br), utiliza o sistema de geolocalização, em que o usuário pode definir um raio de busca, com variação de 1 a 50 km do endereço indicado, para localizar uma instituição dentro dessa área.
Após definir uma localização, é preciso selecionar a causa em que o usuário pretende se engajar. As opções são diversas: Crianças e adolescentes, Idosos, Mulheres, Pessoas com deficiência e Pessoas em situação de rua.
Então, o usuário escolhe se pretende ajudar como voluntário, com doações ou oferecendo vagas de trabalho para jovens e adultos atendidos pelas mais de 16 mil entidades cadastradas no Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
Para finalizar a entrada nesta rede de solidariedade, o cidadão preenche um cadastro e aguarda o retorno da ONG selecionada.
“A plataforma é uma importante ferramenta de integração social para conectar pessoas e empresas que desejam fazer o bem, ser solidárias. O objetivo principal é estreitar a relação do cidadão que quer ser um doador com a entidade que precisa do voluntariado”, disse André Arruda, Presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, responsável pela criação do app.
FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br