Sinalização de ciclofaixa na Zona Sul deixa rua estreita e gera risco de acidentes

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A ciclofaixa da Rua Professor Guilherme Belfort Sabino é mais larga que uma das faixas para veículos. Assim, motoristas que sobem da Av. Sargento Geraldo Santana têm que invadir a ciclovia ou a outra faixa de veículos, com risco de acidentes e atropelamentos


Ciclistas que circulam pela Zona Sul têm uma nova ciclofaixa para chamar de sua. Localizada na Rua Professor Guilherme Belfort Sabino, região de Campo Grande, a ciclofaixa é bem larga para os ciclistas, o que seria ótimo numa grande avenida, em que ciclistas não disputariam espaço com carros.

Porém, é exatamente o tamanho da ciclofaixa que gera um problema: uma faixa dos veículos diminuiu, sendo assim, motoristas que sobem da Av. Sargento Geraldo Santana têm que invadir a ciclovia ou a outra faixa de veículos.

O resultado é o grande risco de acidentes entre veículos ou de atropelamento de ciclistas, por causa da disputa de espaço.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), “a ciclofaixa implantada na Av. Guilherme Belfort Sabino tem largura conforme o estabelecido no Manual de Sinalização Urbana Volume 13 – Espaços Cicloviários. Com a recente implantação da estrutura cicloviária, foi necessário realizar a ressinalização da faixa dupla amarela para aumentar o espaço de circulação de veículos. O serviço já foi realizado”.

A CET disse ainda que a ciclofaixa da Guilherme Belfort Sabino fará conexão com a estrutura localizada na Av. Nossa Senhora do Sabará.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes não informou qual foi o custo da obra.

MALHA CICLOVIÁRIA 2019-2020 EM SP

Depois da gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), a Prefeitura ficou três anos sem investir na malha cicloviária durante a gestão de João Doria (PSDB).

Mas, de acordo com a Prefeitura de São Paulo, entre 2019 e 2020 foi possível cumprir 80% das promessas de ampliação da malha cicloviária da capital paulista, já que, dos 173 km prometidos para o período, foram construídos 139 km de novas ciclofaixas e ciclovias.

Segundo um balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, em 2020 houve um acréscimo de 14,55 km de ciclovias e 124,45 km de ciclofaixas.

Em reunião da Câmara Técnica da Bicicleta (CTB), ficou estabelecido que as prioridades para 2021, na Zona Sul, são:

  • elaboração de conexões na Cidade Dutra e Interlagos;
  • elaborar uma nova ciclovia na Rua Luis Gois, na Vila Mariana.

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

2 COMENTÁRIOS

  1. Um crime o que fizeram na Av. Nossa Senhora do Sabará também. Estreitaram uma avenida que já é problemática para alargar o canteiro central e colocar uma ciclovia.
    Não sou contra bicicleta, mas tem lugar que simplesmente não cabe, além do que foi uma obra inútil, desnecessária que deve ter servido apenas para empreiteira amiga faturar e superfaturar.

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