Série de desenho animado educativo sobre nutrição infantil destaca hábitos alimentares saudáveis

0
11

A série, idealizada pelo endocrinologista Dr. Ricardo Hauy Marum, é indicada para crianças de 3 a 6 anos que aprenderão como cada categoria de alimento ajuda a deixar o corpo saudável, incentivando a preparação das refeições em família


A série de desenho animado “A viagem de Gurzi” transmite um conceito de alimentação saudável para crianças, através da estória do Extraterrestre Gurzi que vem ao planeta Terra para aprender a comer melhor com o pássaro falante Espiga e os seres humanos Bia (moradora do campo) e Nico (morador da cidade). Todos se tornam amigos de Gurzi e o ajudam nesta aventura lúdica de descobrir alimentos nutritivos e diversificados, até que Gurzi possa retornar para sua casa com hábitos saudáveis.

O objetivo é auxiliar os pais e os professores da pré-escola incluindo os filhos nesta atividade, assim, os pequenos desenvolvem o amor e o prazer pela “comida de verdade”, aquela que é consumida com modos de preparo mais próximos da sua origem, o cultivo ou a criação no campo.

O material audiovisual faz parte do projeto de educação nutricional do Instituto Brasileiro de Educação Nutricional (IBEN), constituído pelo endocrinologista Ricardo Hauy Marum. Tem como público-alvo crianças de 3 a 6 anos e busca a participação dos pais, educadores e de outros profissionais no programa de educação nutricional. Consiste em 7 episódios curtos, de aproximadamente 3 a 4 minutos, sendo que, em cada episódio Gurzi conhece uma determinada categoria de alimento, como as hortaliças, as frutas, as carnes, o leite, etc. Após aprender sobre a origem, as funções e as formas como são comercializadas, Gurzi os experimenta. O poder de cada grupo alimentar é sentido pelo etzinho, que emite uma espécie de “raio” por suas antenas, um raio de conhecimento e de transformação. Ao chegar ao planeta Gur, essa onda de energia provoca uma substituição de alimentos que não devem ser consumidos em excesso pelos alimentos do referido episódio. As crianças de lá sentem, imediatamente, os poderes destes alimentos e seus efeitos benéficos.

Antes de ir para o ambiente digital, foram feitas pesquisas  pelo Dr. Ricardo Hauy Marum e sua equipe de nutricionistas, psicólogas, psicopedagogas e educadoras que realizaram palestras, teatros e oficinas práticas de gastronomia, dentro da clínica e em pré-escolas, para aprimorarem a contribuição do Universo Gurzi na aceitação dos alimentos pelo público infantil.

O Dr. Ricardo Hauy Marum reforça que a série enfatiza as ações preventivas e envolve a família e/ou os professores. “No Brasil, quando a pandemia da obesidade atinge as crianças, acontece de maneira intensa. Uma em cada três crianças, de 5 a 9 anos, já está em sobrepeso, indicando a necessidade de uma prevenção precoce. O propósito da série é estabelecer uma relação saudável com a comida, logo no início da vida, que é construída e consolidada pelos educadores e, também, com a ajuda das famílias. Além do material audiovisual, disponibilizaremos um manual escrito, cujo conteúdo traz mais informações de cada alimento, que pode ser usado como material de apoio, para auxiliar na interação com a criança. Devemos aprender e nos divertir juntos, em uma jornada compartilhada de educação”, ressalta o endocrinologista.

É válido destacar que a série não faz críticas ou condena o consumo de alimentos obesogênicos, como bebidas adoçadas com açúcar, comidas ultraprocessadas e densas em calorias, apenas incentiva uma limitação na ingestão destes itens, assim como o despertar para uma alimentação equilibrada.

Ficha técnica: A Viagem de Gurzi
Gênero: Animação Infantil
Episódios: 1º – Gurzi vem para o planeta Terra | 2º- O poder das frutas | 3º -Leite, um alimento mágico | 4º – Gurzi descobre a horta, o poder proteção e cura das hortaliças | 5º- Carnes, uma construção | 6º Arroz e feijão – o poder da combinação | 7º Gurzi volta a seu planeta, o desafio final (o monstro das gorduras e do açúcar)
Duração de todos episódios: 25 minutos
Personagens: Gurzi, Bia, Nico, Espiga
Classificação: Livre
Realização: IBEN – Instituto Brasileiro de Educação Nutricional
Médico responsável e idealizador: Dr. Ricardo Hauy Marum; Nutricionista, Aline Costa de Morais Sampaio e a Psicóloga, Mônica Lazzarini Ferreira Valente.
Produção: Canoa Produções e Narratore Criações.
Criação: Felipe Sauma, Gulherme Lage e Rafael Béber.
Ilustração: Lucas Bussato.
Animação: Companhia Ilustrada.
Produção Musical: Marcos Romera.
Para visualizar o trailer, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=_zgCLiOUZXY
Disponível: Via Aplicativo “Cirquinho”, para os sistemas Android e IOS.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.