Escolas da rede estadual recebem quase 230 mil livros com temática étnico-racial

0
10

O objetivo da ação é promover o debate sobre o racismo estrutural e disponibilizar obras com a perspectiva negra, apresentar autores e heróis negros, contribuindo para uma educação antirracista


A Secretaria Estadual da Educação adquiriu 229.597 mil livros com temáticas da história da África e cultura negra brasileira que serão distribuídos, a partir de abril, para todas as escolas da rede estadual. O objetivo da ação é promover o debate sobre o racismo estrutural e disponibilizar obras com a perspectiva negra, apresentar autores negros, heróis negros, contribuindo para uma educação antirracista.

Todas as escolas da rede serão contempladas: as que recebem alunos de Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Centros Estaduais de Educação para Jovens e Adultos (Ceejas), Classes Provisórias, Curso de Ensino de Línguas e demais vinculadas.

A relação de livros a ser disponibilizada traz alguns sucessos recentes como:

  • “Uma terra Prometida”, de Barack Obama (editora: Companhia das Letras);
  • “Amoras”, de Emicida (editora: Companhia das Letras);
  • “Caderno de Rimas do João”, de Lázaro Ramos (Editora Pallas);
  • “Colecionador de Pedras”, de Sergio Vaz (Editora Global).

O secretário da Educação, Rossieli Soares, entende que as escolas cumprem um papel importante na formação de uma sociedade sem preconceitos. “É fundamental incentivar que os nossos jovens e crianças cresçam propagando respeito e amor ao próximo, como deve ser. Tenho focado neste tema, com ações que fortaleçam a cultura antirracista em nossa rede. A compra de livros sobre este tema para as salas de leituras das escolas estaduais certamente fomentará essa cultura”, analisa.

A variedade de títulos atende todas as etapas de ensino. Por exemplo, ‘Princesas Negras’ para os Anos Iniciais, ‘Zumbi Assombra Quem?’ para os Anos Finais, ‘Parem de nos matar’ para o Ensino Médio e ‘Racismo Estrutural’ para os professores. A equipe técnica de Inclusão Educacional atuou ativamente na escolha dos títulos.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.