São Paulo abre inscrições para capacitação de mulheres em situação de violência doméstica

0
642

As cadastradas no Tem Saída, programa que atende e emprega mulheres em situação de violência doméstica da Prefeitura de São Paulo, poderão se capacitar gratuitamente no curso de refrigeração, promovido pelo Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e a Coca-Cola FEMSA, e visa qualificar as participantes que buscam reinserção no mercado de trabalho.

“A união com a Coca-Cola e o Senai é mais uma demonstração do nosso jeito de trabalhar em parceria com o setor privado. Parcerias como essas são boas para ambos os lados, pois, além de capacitarmos mulheres para o mercado de trabalho, as empresas se beneficiam com bons profissionais recém formados para dar continuidade em sua produção”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Um curso de introdução como este pode mudar a percepção e a vida de uma líder de família e seus filhos”, finaliza.

O curso possui 160 horas totais de capacitação e aborda todo o processo e componentes do ciclo de refrigeração, como linha de fluxo, segurança, tipos de compressores, evaporadores e condensadores, câmaras frigoríficas, isolamentos térmicos, quais tipos de gases utilizar, entre outros. Além disso, a capacitação também abordará a produção de refrigerantes, introduzindo elementos como quais óleos e gases devem ser utilizados, noções sobre o protocolo Montreal, cadastro de IBAMA, etc.

As aulas acontecerão na zona sul da capital, na unidade Ipiranga do Senai. Ao todo, a iniciativa oferece 20 vagas para uma turma noturna, com horário de aula entre 18h às 22h, de segunda à sexta-feira. A previsão é que as aulas iniciem em 6 de junho.

A capacitação é totalmente gratuita e exclusiva para mulheres, cis e trans, cadastradas no programa Tem Saída.

Inscrições

As interessadas devem ir até a unidade Central do Cate, localizado na Av. Rio Branco, 252, e solicitar a inscrição para o curso. As vagas são limitadas e não há previsão de novas turmas.

Sobre o programa Tem Saída

Lançado em agosto de 2018, é uma política pública voltada à autonomia financeira e empregabilidade da mulher em situação de violência doméstica e familiar. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, OAB-SP e ONU Mulheres.

O Tem Saída conta com o apoio de empresas privadas, que viabilizam vagas de emprego para as mulheres atendidas pelo programa. Esse conjunto de esforços busca promover a reinserção dessas mulheres no mercado de trabalho contribuindo para a independência financeira da mulher e o fim do ciclo de violência.

Saiba mais sobre a iniciativa em www.prefeitura.sp.gov.br/temsaida.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.