14.1 C
São Paulo
domingo, 26 junho, 2022
Mais

    Projeto #LimpezaNaRepresa conclui o ano retirando mais de 10 toneladas de lixo da Guarapiranga

    Mais lidas

    O grupo que começou com a boa vontade de meia dúzia de pessoas hoje está crescendo e se fortalecendo. Nesta última ação, cerca de 70 pessoas, lanchas, barcos e jet skis se dividiram em três frentes de trabalho


    Por: Projeto Ambiental #LimpezaNaRepresa

    Chegou dezembro e o Projeto SocioAmbiental #LimpezaNaRepresa fecha o ano com a sétima ação voluntária de limpeza na Represa Guarapiranga e mais de 10 toneladas de lixo retirado.

    O grupo que começou com a boa vontade de meia dúzia de pessoas hoje está crescendo e se fortalecendo. Nesta última ação, cerca de 70 pessoas, lanchas, barcos e jet skis se dividiram em três frentes de trabalho: rampa náutica da GCM na Av. Atlântica, onde foram retirados cerca de 350 kilos de lixo (30 sacos de 100L.); e em duas prainhas do lado do Riviera, onde foram retirados mais de 1 tonelada e meia de lixo (85 sacos em uma e 78 em outra).

    Segundo Ge Lopes, um dos idealizadores do projeto, atualmente o grupo está mais organizado e faz uma reunião antes de cada ação para combinar local, data e logística do projeto. Além, disso, o número de voluntários está crescendo e a sensibilização das pessoas e do poder público é o foco do grupo.

    “Não queremos ficar limpando a represa a vida toda, ela tem 28 km de margens. Queremos educar a população com um bom exemplo: colocamos as placas educativas nas praias e córregos e também contatamos a Sabesp, que hoje recolhe à barco todo o lixo que juntamos nas margens e ilhas. A Subprefeitura Capela do Socorro nos auxilia no dia da ação e recolhe o lixo por solo com a EcoSampa. Trouxemos o poder público, com a visita de um vereador da região que viu de perto todo o problema de assoreamento e da poluição do manancial que abastece mais de 4 milhões de pessoas e se comprometeu a intermediar as tratativas com a Sabesp e a EMAE, responsáveis pela represa”, disse Ge Lopes.

    “Ano que vem empresas apoiadoras estão surgindo com o intuito de ajudar o Projeto #LimpezaNaRepresa a fluir. O ‘cafézinho’ Jaci antes da ação da também está garantido com ajuda do comércio local e a contribuição de todos do grupo. É uma família crescendo e com ela seus ideais de sustentabilidade e conscientização. O grupo de Jet Ski JetGuara, bikers, barqueiros, represeiros, moradores do entorno e simpatizantes da represa se mobilizando para cobrar do poder público uma ação para cuidar do bem mais precioso para a vida, que é a água. A população da cidade está crescendo: quando a represa foi construída, São Paulo tinha cerca de 250 mil habitantes e hoje tem mais de 12 milhões. É mais gente e menos água e cada dia mais lixo e poluição, um dia seremos cobrados por essa conta. Bora agir! Nós por nós!”, afirma o grupo.

    Mais informações sobre o projeto: @projetolimpezanarepresa (Instagram), Página no Facebook: Projeto #LimpezaNaRepresa

    Apoiadores: Triferro, Jet Guará, #AmigosDaGuarapiranga (Bat), Vidraçaria Interlagos, Hípica Guarapiranga, Super Salgados & Cia, Ibrachina – Instituto SocioCultural Brasil – China, Manaíba Tapiocas, Depósito Kimba, Guarujapiranga.


    SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

    Leia mais

    2 COMENTÁRIOS

    1. Convido as pessoas a vir para o Projeto Limpeza na Represa, esse ano de 2020 estava muito difícil pra mim, eu estava com depressão e ao conhecer e participar do projeto através da minha amiga Vick Nick eu hoje estou super bem, hoje me sinto útil novamente, o projeto se tornou uma terapia pra mim e foi onde conheci pessoas maravilhosas, obrigado projeto #limpezanarepresa!!!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    - Patrocinado -

    Últimas