19.5 C
São Paulo
quarta-feira, 29 junho, 2022
Mais

    Prefeitura realiza Jornada do Patrimônio 2020 com eventos que valorizam lugares históricos de SP

    Mais lidas

    Com 1.100 atividades, a programação presencial e online acontece a partir desta sexta-feira (4). Na Zona Sul haverá caminhada por lugares históricos de Santo Amaro e projeção mapeada na Estátua do Borba Gato para contestar as homenagens aos bandeirantes espalhadas pela cidade


    A partir desta sexta-feira (4), a Secretaria Municipal de Cultura realiza a Jornada do Patrimônio 2020, com o tema “Nossa cidade, nossas memórias”, que vai “jogar luz sobre as experiências cotidianas das pessoas na capital, evidenciando pensamentos e particularidades de indivíduos comuns em seus diversos territórios, dos diversos lugares de fala e suas relações com as transformações na maior cidade da América Latina”, descreve a Prefeitura.

    Com 1.100 atividades, online e presenciais, a Jornada do Patrimônio 2020 passa por todas as regiões da cidade visitando imóveis históricos tombados e locais de memória temáticos, além de promover palestras e oficinas.

    Uma das principais atrações deste ano é o evento “Café com História”: serão cinco encontros em que atores interpretam grandes personagens históricos que marcaram a cidade de São Paulo como Mário de Andrade (Rodrigo Mercadante), Lina Bo Bardi (Vera Lamy), Anita Malfatti (Cris Rocha), Mãe Sylvia de Oxalá (Thais Dias) e Piolin (Fabio Resende).

    Outro evento importante é a inauguração da estátua de Joaquim Pinto de Oliveira, mais conhecido como Tebas: arquiteto negro que foi escravizado e fez o Chafariz da Misericórdia, no centro da cidade, obra demolida em 1866.

    Na Zona Sul, o principal evento é a performance com projeção mapeada que será realizada na Estátua do Borba Gato para contestar as homenagens aos bandeirantes espalhadas pela cidade. O projeto “Monumento para Quem?” será realizado pelo Coletivo Coletores, pelo artista indígena Denilson Baniwa e pela artista visual Kelly Carvalho.

    Também na Zona Sul será realizada uma caminhada afetiva pelos principais lugares de Santo Amaro, apresentando o eixo histórico do bairro e locais que fazem parte da sua memória afetiva de muitos moradores.

    Com a Ocupação Nossa Memórias, fotos de 10 fotógrafos serão espalhadas por vários cantos da cidade, como relógios, pontos de ônibus e estações de metrô. As visitas aos imóveis históricos acontecem pela internet, assim como visitas a outros pontos históricos que foram cenários de diversas produções cinematográficas.

    Confira os principais eventos que acontecem na Zona Sul:

    Dia 05/12, das 19h às 22h: “Monumento pra quem?”
    Para contestar as homenagens aos bandeirantes espalhadas pela cidade e ressignificá-las, o projeto “Monumento pra quem?”, do Coletivo Coletores, do artista indígena Denilson Baniwa e da artista visual Kelly Carvalho, propõe uma performance com projeção mapeada na estátua de mais de 10 metros de altura do Monumento a Borba Gato.
    Local: Monumento a Borba Gato – Santo Amaro (Praca Augusto Tortorelo De Araujo, 2590 – Santo Amaro)

    Dias 5 e 6/12, às 10h: Memórias Afetivas de Santo Amaro – Os Caminhos da Tradição
    Será apresentada a história, as tradições culturais e religiosas e muitos outros aspectos que fazem com que todo santamarense tenha orgulho de pertencer ao bairro.
    Ponto de encontro: Metrô Largo Treze
    Ponto de chegada: CETRASA – Av. Prof. Alceu Maynard Araújo, 32

    Dia 05/12, às 14h: Memórias escondidas no Ibirapuera
    O roteiro tem início na antiga serraria e vai desvendando a biodiversidade local.As memórias das transformações que por ali ocorreram são reveladas pela presença de tijolos de cerâmica existentes no solo, uma cruz e outros elementos, que comprovam que aquele território no passado abrigou um hospital veterinário e um cemitério de animais.
    Local: UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz
    Av. Quarto Centenário, 1268 – Vila Mariana

    A partir de 4/12, às 19h: Imóveis Históricos online: Teatro Paulo Eiró, Casa de Cultura de Santo Amaro, Biblioteca Prestes Maia, Catedral de Santo Amaro, Parque Ibirapuera, entre outros
    Link para assistir: https://www.youtube.com/c/smcsaopaulo/videos

    Para conferir a programação completa da Jornada do Patrimônio 2020, que acontece até domingo (5), acesse: https://www.jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br/2020/


    SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

    Leia mais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    - Patrocinado -

    Últimas