Prefeitura realiza Jornada do Patrimônio 2020 com eventos que valorizam lugares históricos de SP

0
644

Com 1.100 atividades, a programação presencial e online acontece a partir desta sexta-feira (4). Na Zona Sul haverá caminhada por lugares históricos de Santo Amaro e projeção mapeada na Estátua do Borba Gato para contestar as homenagens aos bandeirantes espalhadas pela cidade


A partir desta sexta-feira (4), a Secretaria Municipal de Cultura realiza a Jornada do Patrimônio 2020, com o tema “Nossa cidade, nossas memórias”, que vai “jogar luz sobre as experiências cotidianas das pessoas na capital, evidenciando pensamentos e particularidades de indivíduos comuns em seus diversos territórios, dos diversos lugares de fala e suas relações com as transformações na maior cidade da América Latina”, descreve a Prefeitura.

Com 1.100 atividades, online e presenciais, a Jornada do Patrimônio 2020 passa por todas as regiões da cidade visitando imóveis históricos tombados e locais de memória temáticos, além de promover palestras e oficinas.

Uma das principais atrações deste ano é o evento “Café com História”: serão cinco encontros em que atores interpretam grandes personagens históricos que marcaram a cidade de São Paulo como Mário de Andrade (Rodrigo Mercadante), Lina Bo Bardi (Vera Lamy), Anita Malfatti (Cris Rocha), Mãe Sylvia de Oxalá (Thais Dias) e Piolin (Fabio Resende).

Outro evento importante é a inauguração da estátua de Joaquim Pinto de Oliveira, mais conhecido como Tebas: arquiteto negro que foi escravizado e fez o Chafariz da Misericórdia, no centro da cidade, obra demolida em 1866.

Na Zona Sul, o principal evento é a performance com projeção mapeada que será realizada na Estátua do Borba Gato para contestar as homenagens aos bandeirantes espalhadas pela cidade. O projeto “Monumento para Quem?” será realizado pelo Coletivo Coletores, pelo artista indígena Denilson Baniwa e pela artista visual Kelly Carvalho.

Também na Zona Sul será realizada uma caminhada afetiva pelos principais lugares de Santo Amaro, apresentando o eixo histórico do bairro e locais que fazem parte da sua memória afetiva de muitos moradores.

Com a Ocupação Nossa Memórias, fotos de 10 fotógrafos serão espalhadas por vários cantos da cidade, como relógios, pontos de ônibus e estações de metrô. As visitas aos imóveis históricos acontecem pela internet, assim como visitas a outros pontos históricos que foram cenários de diversas produções cinematográficas.

Confira os principais eventos que acontecem na Zona Sul:

Dia 05/12, das 19h às 22h: “Monumento pra quem?”
Para contestar as homenagens aos bandeirantes espalhadas pela cidade e ressignificá-las, o projeto “Monumento pra quem?”, do Coletivo Coletores, do artista indígena Denilson Baniwa e da artista visual Kelly Carvalho, propõe uma performance com projeção mapeada na estátua de mais de 10 metros de altura do Monumento a Borba Gato.
Local: Monumento a Borba Gato – Santo Amaro (Praca Augusto Tortorelo De Araujo, 2590 – Santo Amaro)

Dias 5 e 6/12, às 10h: Memórias Afetivas de Santo Amaro – Os Caminhos da Tradição
Será apresentada a história, as tradições culturais e religiosas e muitos outros aspectos que fazem com que todo santamarense tenha orgulho de pertencer ao bairro.
Ponto de encontro: Metrô Largo Treze
Ponto de chegada: CETRASA – Av. Prof. Alceu Maynard Araújo, 32

Dia 05/12, às 14h: Memórias escondidas no Ibirapuera
O roteiro tem início na antiga serraria e vai desvendando a biodiversidade local.As memórias das transformações que por ali ocorreram são reveladas pela presença de tijolos de cerâmica existentes no solo, uma cruz e outros elementos, que comprovam que aquele território no passado abrigou um hospital veterinário e um cemitério de animais.
Local: UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz
Av. Quarto Centenário, 1268 – Vila Mariana

A partir de 4/12, às 19h: Imóveis Históricos online: Teatro Paulo Eiró, Casa de Cultura de Santo Amaro, Biblioteca Prestes Maia, Catedral de Santo Amaro, Parque Ibirapuera, entre outros
Link para assistir: https://www.youtube.com/c/smcsaopaulo/videos

Para conferir a programação completa da Jornada do Patrimônio 2020, que acontece até domingo (5), acesse: https://www.jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br/2020/


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.