Prefeitura planta quase 5 mil árvores na Zona Sul no primeiro semestre de 2020

0
448

Enquanto as Subprefeituras do Campo Limpo e Santo Amaro ganharam mais de 1.500 árvores cada uma, a Subprefeitura Vila Mariana, onde está inserido o distrito de Moema, só recebeu uma árvore da gestão municipal. No total, a Prefeitura plantou mais de 58 mil mudas arbóreas na cidade de São Paulo


A Subprefeitura Vila Mariana, onde está inserido o distrito de Moema, só recebeu uma árvore da gestão municipal, no primeiro semestre de 2020. Em compensação, outras Subprefeituras, como a do Campo Limpo e Santo Amaro, ganharam mais de 1.500 árvores cada uma.

No total, a Prefeitura plantou mais de 58 mil mudas arbóreas na cidade de São Paulo, sendo 4.923 árvores em sete subprefeituras da Zona Sul da capital. Confira:

  • Campo Limpo: 1.568 árvores plantadas
  • Santo Amaro: 1.552 árvores plantadas
  • Capela do Socorro: 1.449 árvores plantadas
  • Parelheiros: 182 árvores plantadas
  • M’Boi Mirim: 83 árvores plantadas
  • Cidade Ademar: 58 árvores plantadas
  • Jabaquara: 30 árvores plantadas
  • Vila Mariana: 1 árvore plantada

Em 2017, no início da gestão de João Doria na Prefeitura, o Programa de Metas previa a plantação de 200 mil árvores na cidade até 2020. Quando Bruno Covas assumiu a gestão municipal em 2019, essa meta foi reduzida para 50 mil mudas de árvores.

Numa cidade, as árvores são importantes porque absorvem o gás carbônico e liberam o oxigênio, absorvem ruídos e barulhos e melhoram a sensação térmica. Quando uma região tem poucas árvores o ar fica mais poluído e se formam ilhas de calor, além disso, há menos retenção de água das chuvas e pode haver alagamentos.

“Boa arborização não deveria ser de forma alguma um luxo e sim uma necessidade para toda a população. Ter arborização equitativa nas cidades, independente do bairro, faz parte da distribuição democrática de benefícios e tem que ser um direito de todas as pessoas. Da mesma forma que pensamos que deve haver uma melhor distribuição de renda, temos que pensar que deve haver também uma boa distribuição de benefícios. A arborização é certamente um deles”, acredita o botânico Marcos Buckeridge.

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente informou que “a programação de plantio necessitou de ajustes a partir de março e os projetos foram realocados, visando minimizar a exposição dos profissionais ao coronavírus”.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.