Prefeitura de São Paulo lança aplicativo para auxiliar MEIs

0
699

Com o aplicativo MEI Nota Fácil, os microempreendedores poderão emitir notas fiscais de forma rápida e consultar suas notas emitidas, entre outras opções


A Prefeitura de São Paulo lançou nesta terça-feira (19), Dia Nacional da Inovação, aplicativo que facilitará a atuação dos Microempreendedores Individuais (MEIs) da capital. O aplicativo MEI Nota Fácil, de uso gratuito e exclusivo dos MEIs paulistanos prestadores de serviço, será disponibilizado inicialmente em versão beta para Android. Com ele, os microempreendedores poderão emitir notas fiscais de forma rápida e consultar as emissões, entre outras opções.

“São Paulo tem como vocação a abertura de negócios. Atingimos um milhão de MEIs na cidade. Em 2017, eram em torno de 500 mil”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

O aplicativo MEI Nota Fácil é fruto de um trabalho intenso de diversos setores da Prefeitura de São Paulo, com iniciativa da Secretaria Municipal da Fazenda, e tem como objetivo tornar mais simples o dia a dia dos microempreendedores paulistanos que se formalizaram. Em poucos passos e de forma intuitiva, os usuários da nova ferramenta, conseguirão emitir suas notas fiscais com rapidez e facilidade, melhorando a dinâmica de seus negócios.

“Nossa preocupação é ter um sistema simples com acesso tecnológico totalmente gratuito”, destacou o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.

Nesta versão beta serão oferecidas aos usuários do aplicativo três funcionalidades básicas:

– Cadastro: será possível realizar o cadastro inicial no Sistema da NFS-e de forma simples, por meio de um fluxo guiado.

– Emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos (NFS-e): Os usuários do aplicativo, depois de devidamente cadastrados, conseguirão emitir as notas fiscais em poucos passos, apenas disponibilizando as informações básicas sobre o serviço realizado e com possibilidade, inclusive, de identificar o cliente, quando ele desejar. Além disso, o MEI poderá compartilhar a nota emitida com seu cliente, reforçando a imagem de regularidade de sua atuação profissional.

– Consultas: Com o aplicativo será possível consultar todas as notas fiscais emitidas, inclusive com busca por período específico ou pelos dados do tomador do serviço.

Além destas três funcionalidades, o aplicativo também permitirá aos usuários o cancelamento de notas fiscais emitidas com alguma incorreção. “É muito simples e fácil de operar, intuitivo e vai facilitar a vida de todo mundo”, afirmou o secretário municipal da Fazenda, Guilherme Bueno de Camargo. Vale lembrar que o uso do aplicativo será opcional e aqueles que desejarem utilizar o Sistema Online da NFS-e por meio de navegador web continuarão com esta opção.

O aplicativo será lançado numa versão beta, que ainda poderá passar por correções pontuais, de acordo com o retorno verificado junto aos MEIs que optarem por utilizá-lo. As futuras melhorias no aplicativo vão priorizar as sugestões dos microempreendedores, reforçando a busca da Prefeitura de São Paulo pela melhoria constante da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

Usuários

A cidade de São Paulo possui mais de 343 mil microempreendedores individuais cadastrados no sistema da Nota Fiscal. Em 2021, os MEIs paulistanos fizeram cerca de 400 mil emissões, apesar de expressivo, o número mostra que existe possibilidade de aumento na formalização dos serviços prestados.

A Prefeitura de São Paulo oferece diversos canais de atendimento para os pequenos empreendedores paulistanos que estão com dúvidas e buscam orientação. A Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, conta com uma ampla equipe de atendimento para tirar dúvidas sobre a instalação e utilização do aplicativo.

A Ade Sampa oferece atendimento pelos telefones (11) 4210-2668, WhatsApp (11) 99708 5130 e (11) 99449 1311, e-mail: atendimento@adesampa.com.br ou presencialmente em um dos postos do Cate, Descomplica ou Subprefeituras por meio de agendamento pelo Portal 156.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.