De 22 a 27 de outubro, acompanhe a XV edição do Festival Internacional de Teatro para crianças e jovens da Paideia, com espetáculos online e presenciais

0
685

Devido à pandemia, festival terá apresentações online, via YouTube, e presenciais nos Teatros da Cia. Paideia, Paulo Eiró e no Centro Cultural Santo Amaro



Pela 15 ° vez, a cidade de São Paulo recebe o Festival Internacional Paideia de Teatro para Infância e Juventude, uma janela para a utopia. Segunda edição a ser realizada de forma híbrida por causa da pandemia de coronavírus, em 2021, o Festival acontecerá de 22 a 27 de outubro.


Todos os espetáculos internacionais serão apresentados de forma online, com transmissão grátis via YouTube da Paideia e YouTube do Sesc Santo Amaro (vídeos disponíveis até o dia 27 de outubro). Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, os grupos do Brasil terão sessões presenciais – que vão acontecer nos Teatros da Cia. Paidéia (preços populares: Inteira R$ 30 | Meia R$ 15), Paulo Eiró (grátis) e no Centro Cultural Santo Amaro (grátis)- e outras de forma online grátis. O evento também conta com o apoio do Sesc, com dois espetáculos transmitidos pelos canais do Sesc Santo Amaro.


O XV Festival Internacional Paideia de Teatro destacará espetáculos voltados para toda a família que misturam dança, música, bonecos, máscaras e discutem temas do universo infantil e infantojuvenil. São montagens da Argentina, Bélgica, Canadá, Espanha, França e, pela primeira vez, da Rússia. Do Brasil, terá grupos de Brasília, Campinas, Jundiaí, Porto Alegre e São Paulo. Após os espetáculos estão programadas mesas de bate-papo- com atores e diretores- ao vivo, algumas via YouTube, ou em encontros presenciais nos teatros.


A Cia Paideia terá duas estreias durante o evento: do espetáculo presencial “Se essa rua fosse…”, com a participação de cinquenta jovens do Núcleo de Vivência Teatral Paideia; e “A menina de Uruçuca”, com estreia no YouTube do Sesc Santo Amaro, seguido de bate-papo no Teatro da Paideia. O espetáculo da Paideia Pepé, o pequeno palhaço, sobre brincadeiras infantis de crianças de universos diferentes, também será apresentado no evento.


A palavra dos especialistas em avaliar a produção teatral infantojuvenil é tema do encontro presencial na sede da Paideia, dia 22, às 17 horas, Cafézinho com críticos, que receberá os convidados Bia Rosenberg, Gabriela Romeu, Evaristo Martins de Azevedo e Mônica Rodrigues da Costa. Dia 24, às 14 horas, presencialmente na Paideia acontecerá a mesa Teatro para Bebês, com Clarice Cardell (Festival Primeiro Olhar/FIBRA), Sandra Vargas (Grupo Sobrevento) e Coletivo Antônia.


No final de semana, sábado e domingo, 23 e 24 de outubro, e na segunda-feira, dia 25, serão realizadas oficinas gratuitas, presenciais e online, voltadas ao teatro para jovens a partir dos 12 anos: Do Brasil, Princípios da palhaçaria no jogo teatral e no treinamento cênico, com a atriz, palhaça, dramaturga e diretora Melina Marchetti; e Atuação Melodramática, com o Doutor em Artes Cênicas Paulo Merísio. Da Argentina, SUPER-8 Oficina de Teatro Digital, com os argentinos especializados em artes audiovisuais


Evangelina Contartese e Gastón Domínguez Badell e a especialista em gestão cultural Julieta Lazzarino. Do Uruguai, Teatro – uma linguagem em construção, com o ator, titereiro, diretor e professor uruguaio Gabriel Macció Pastorini. Vagas limitadas, inscrições via email: paideiac@gmail.com. ou pelo telefone (11) 5522-1283
A XV edição do Festival também sediará o I Encontro Ibero-Americano da ASSITEJ (Associação Internacional de Teatro para Crianças e Jovens)


Em 2021, simultâneo ao Festival vai acontecer, de forma online, o I Encontro Ibero-Americano, organizado pela Rede Ibero-americana de Artes Cênicas para a Infância e a Juventude da ASSITEJ (Associação Internacional de Teatro para Crianças e Jovens).


Graças a esta parceria, o evento apresentará na sexta-feira, dia 22, às 11 horas, a Conferência inaugural: Os desafios da criação para crianças e jovens em tempos de pandemia e suas perspectivas para o futuro, com a especialista em teatro infantil e juvenil e autora Suzanne Lebeau (Canadá). Na manhã de segunda-feira, dia 25, será realizada a mesa de debate online e grátis Políticas públicas no setor das artes cênicas para a infância e juventude, com Andréa Sousa, Carlos La Rosa, Jeff Fagundes, Sue Giles e Zaida Rico.


Cerimônia presencial de abertura, dia 22, sexta-feira, às 19h30, homenageará Ilo Krugli no Teatro Paulo Eiró Aberta ao público mediante retirada de ingresso.

O ator e diretor de teatro argentino-brasileiro Ilo Krugli, morto em 2019, aos 88 anos, considerado um dos maiores expoentes no teatro para crianças no Brasil, será homenageado na cerimônia de abertura presencial do XV Festival Internacional de Teatro da Paideia na sexta-feira, 22 de outubro, às 19h30, no Teatro Paulo Eiró. No espetáculo Cia do Tijolo Canta ILO KRUGLI, serão apresentadas músicas da trajetória de Krugli e também de Caíque Botkay (músico, dramaturgo e diretor).


“Teatro para crianças e jovens é entretenimento aliado a conhecimento e debate. Nesta 15° edição do Festival Internacional, vamos juntar reflexão e emoção nas apresentações de companhias de diferentes origens e experiências de vida e trabalho”, afirma Amauri Falseti diretor e fundador da Paideia. “Cada edição do evento é uma conquista. Chegar à 15° edição do Festival Internacional é um ato de resistência, agora superando a pandemia com o apoio das companhias do Brasil e do exterior”, afirma Aglaia Pusch, atriz e fundadora da Paideia.


Depois das encenações, serão realizados bate-papos com os realizadores (atores e diretores) de forma presencial e pela internet.


PROGRAMAÇÃO DO XV Festival Internacional de Teatro para crianças e jovens da Paideia

Clique aqui e confira quais apresentações serão presenciais e pela internet



SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.