Operação Baixas Temperaturas 2022 bate 1 milhão de acolhimentos e entrega mais de 58 mil cobertores

0
766

A Operação Baixas Temperaturas (OBT), realizada pela Prefeitura de São Paulo, chegou ao número de 1 milhão de acolhimentos a pessoas em situação de rua. O número representa o total de atendimentos realizados desde o dia 30 de abril, quando a OBT teve início por meio de decreto municipal. A marca foi alcançada no último sábado, 9, e a ação para intensificar o acolhimento de pessoas em situação de rua durante o frio, seguirá até o dia 30 de setembro.

Até o dia 17 de maio, quando permaneceram em atividade contínua as dez tendas espalhadas por diversas regiões da cidade para o atendimento à população em situação de rua, foram realizados mais de 108.800 mil atendimentos, além da entrega de 385.203 itens de alimentação (sopas e bebidas quentes, além de água) e 2.951 vacinas (influenza e Covid-19).

Nas tendas, além dos itens de alimentação, vacina e transporte de ida e volta aos locais de acolhida, sempre são ofertados cobertores para aqueles que não aceitam acolhimento.

A novidade deste ano é a busca ativa realizada através das equipes de Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), que percorrem as ruas da cidade, realizando abordagem, oferta de acolhimento e distribuição de cobertores.

Além disso, para ampliar o atendimento, a SMADS oferece vagas para os pets. São 11 locais, sendo dois emergenciais, que totalizam mais de 120 vagas de acolhimento para animais.

As tendas são montadas em todas as regiões da cidade quando os termômetros atingem 10ºC ou menos.

Para a OBT deste ano, foram acrescidas, até o momento, 1.910 vagas à rede socioassistencial. As novas vagas deste ano são divididas em oito centros esportivos, sete núcleos de convivência para população em situação de rua, hotéis sociais, além de vagas aditadas em serviços já existentes.

Também estão previstas a criação de mais 250 vagas em novos Centros de Acolhidas, localizados em Perus, Guaianases e Santana, além das vagas que estão sendo planejadas nos prédios cedidos pela Fundação Casa, em fase de análise técnica para adequações estruturais.

A população pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156, ligação gratuita, que funciona 24 horas por dia. O pedido pode ser anônimo, mas é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está, citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.