O ‘Banho Solidário Sampa’ já atendeu mais de 5 mil pessoas em situação de rua com banho, corte de cabelo, roupas e alimentação
O Banho Solidário Sampa, que tem o objetivo de levar dignidade para as pessoas em situação de rua, levantou números surpreendentes de seus atendimentos dos três anos de existência da ONG: foram mais de 5 mil pessoas atendidas com banhos, 2,4 mil cortes de cabelos realizados, 38 mil lanches, 23,3 mil peças de roupas e calçados e 2,1 mil cobertores doados.
Além disso, por meio de parcerias com outras ONGs, foram realizados atendimentos médicos, psicológicos e jurídicos às pessoas em situação de rua. “Desejamos levar aos atendidos uma gama de serviços que as ajude a retomar um pouco da dignidade perdida. Brinquedos para as crianças, cuidados com seus animais de estimação, livros para os que gostam de boa leitura e, claro, itens de primeira necessidade, como os kits de higiene, fazem parte do que pretendemos oferecer em todas as ações”, explica Paulo César Fernandes, presidente da Banho Solidário Sampa.
As ações acontecem três vezes ao mês, sempre aos domingos, em pontos de grande movimento de pessoas, especialmente aquelas que se encontram em situação de rua. E, com a chegada do frio, a ideia é arrecadar cobertores e agasalhos para adultos, crianças e até para pets. “Está na hora de a solidariedade mover as pessoas e elas revirarem armários em busca de meias, toucas, luvas, casacos, calças, blusas, cobertores e roupas de crianças e bebês, tudo para aquecer aqueles que nada têm. Vamos mudar essa situação num grande mutirão”, convoca Fernandes.
Para doar, basta entrar em contato com a ONG pelo Whatsapp e saber o endereço mais próximo ou acessar as redes sociais: (11) 99812-7313 ou @banhosolidáriosampa.
A Banho Solidário Sampa está expandindo o atendimento. A partir do segundo semestre de 2023, os banhos serão realizados em quatro cabines de banho (hoje, são duas cabines), numa estrutura de caminhão de banho. Além disso, serão oferecidos banhos pet e os atendimentos serão estendidos para os animais de estimação das pessoas em situação de rua. “Esse projeto é nosso sonho realizado. Levar dignidade às pessoas é, também, atender seus animais de estimação, que tanta alegria lhes trazem, diante de todo sofrimento que elas vivem”, resume Paulo César Fernandes.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br