Oficina de reparo em equipamentos para pessoas com deficiência chega na Zona Sul em fevereiro

0
1163

A Paraoficina Móvel já realizou mais de 4.500 reparos em cadeiras de rodas, órteses e próteses e até em meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores. Os trabalhos são feitos gratuitamente pela AACD


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), leva à Zona Sul a Paraoficina Móvel, ação que realiza manutenção e reparos em equipamentos para pessoas com deficiência. A Paraoficina Móvel tem atividades programadas até o fim deste mês de fevereiro.

Iniciado em 2019, o projeto já realizou mais de 1.158 atendimentos e 4.559 reparos, atendendo demandas da população mais carente de todas as regiões do município. Os equipamentos vão desde cadeiras de rodas, órteses e próteses até meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores.

Os trabalhos, feitos gratuitamente, são realizados em uma van customizada com equipamentos, máquinas, ferramentas, peças de reposição e material para os reparos, que é feita pela AACD, organização referência na reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades neuro-ortopédicas.

A falta de manutenção e de reparos dos equipamentos muitas vezes faz com que eles deixem de ser usados ou sejam utilizados de maneira precária, o que pode ameaçar a segurança física dos usuários. Diante deste cenário, a Paraoficina Móvel realiza a manutenção necessária e contribui para o aumento da durabilidade e funcionalidade das Órteses, Próteses e Meios auxiliares de locomoção (OPMs), impactando positivamente na vida das pessoas com deficiência que precisam desses recursos.

Como funciona?
Os serviços são prestados por dois técnicos especializados em OPMs, em um veículo adaptado com mobiliário e equipamentos específicos. Os atendimentos são realizados prioritariamente nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), locais de reabilitação da rede municipal de saúde.

No dia marcado (veja programação de Fevereiro abaixo), o munícipe deverá apresentar o cartão do SUS e um documento com foto. O horário de atendimento será das 9h às 17h. O serviço também pode ser agendado pelo telefone: 3913-4071.

Confira a programação de Fevereiro na Zona Sul:

Unidade M´Boi Mirim
Data: 22 de fevereiro – Segunda-feira
Endereço: Av. Alexandrina Malisano de Lima, 601

Unidade Parelheiros
Data: 08 de fevereiro – Terça-feira
Endereço: Rua Gaspar Leme S/N – Balneário São José

Unidade Santo Amaro
Data: 12 e 26 de fevereiro – Sexta-feira
Endereço: Avenida Miguel Yunes – 491 – Usina Piratininga

Quando o reparo não puder ser realizado na Paraoficina Móvel, o equipamento deteriorado é encaminhado para a Oficina Ortopédica da AACD Ibirapuera.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.