O ensino remoto veio para ficar e ser uma opção de ensino nas escolas e faculdades?

0
4

Em caráter emergencial por conta da pandemia da Covid-19, o ensino remoto se mostrou eficiente


A pandemia da Covid-19 proporcionou uma reestrutura no sistema de ensino nas escolas e faculdades, transformando em sistema remoto, com aulas online, deixando todos os alunos e professores na tela de um computador, tablet ou smartphone nas suas residências.

As medidas de segurança sanitária, o distanciamento social, o uso devido de máscaras, tudo isso são rotinas que já estamos acostumados, mas que tivemos que aprender na raça, já que foi uma situação emergencial. Mas será que o Ensino à Distância (EaD) não veio para ficar?

É inegável que o aprendizado presencial proporciona maior interação não só nas disciplinas, mas na interação social, com os professores, os colegas, o contato físico é essencial para nosso bem-estar. Mas, o EaD proporciona economia de tempo, locomoção e gera maior comodidade, não sendo necessário sair de casa. É preciso considerar que as escolas investiram em espaços, com grandes infraestruturas para comportar a quantidade de alunos e que o presencial proporciona histórias, lembranças, sentimentos que o EaD não.

Considerando alunos que moram muito longe de escolas e faculdades, ou em cidades do interior, tribos indígenas, o EaD veio para ser uma grande solução para o aprendizado. Por exemplo, alunos de faculdades federais que mudaram de cidade para realizar o curso, pôde assistir as aulas em sua cidade natal, dentro do seu quarto, a centenas ou milhares de quilômetros de distância da sala de aula, aprendendo o mesmo conteúdo, com o mesmo professor com todo o conforto.

É possível também, para quem tem casa na praia ou sítio, poder estudar ou até mesmo trabalhar fora de São Paulo, trazendo uma solução para quem deseja morar onde quiser, até mesmo os professores embarcaram nessa onda e aproveitaram para dar aula no melhor conforto possível, com uma sala Home Office em casa, ou viajando para a praia, como no caso do meu professor da disciplina Jornalismo Político e Econômico fez.

Portanto, o Ensino à Distância também apresentou diversos prós para que seja um método permanente em nossas vidas, mas claro, é preciso se atentar aos dois lados da moeda e ver pelo estilo do aluno qual seria a melhor opção para estudar, o presencial ou à distância.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.