Novembro Vermelho é mês de prevenção ao Câncer Bucal

0
1

Faculdade Anhanguera reforça conscientização sobre o tema e oferece atendimentos gratuitos em clínica-escola


Para alertar as pessoas sobre os cuidados necessários à prevenção do câncer de boca, durante o mês ocorre a campanha Novembro Vermelho. De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, Virgínia Circhia Pinto, o câncer de boca é o terceiro principal na mortalidade pela doença e a prevenção é uma das melhores maneiras para evitar riscos. “Com uma simples avaliação é possível identificar se existem sinais de tumores. Por isso, é muito importante a manutenção preventiva”, relata ela, lembrando que no Brasil há uma estatística triste: mais de 22 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista.

A profissional destaca que, durante a pandemia, muitas pessoas deixaram de ir ao consultório dentário, mas que as avaliações devem ser mantidas, respeitando-se as normas sanitárias.

Segundo Virgínia, entre os fatores de risco que podem aumentar a incidência de câncer estão: tabagismo, alcoolismo, HPV (Vírus do Papiloma Humano), idade (mais comum em pessoas acima de 50 anos), gênero (masculino), uso de dentaduras e pontes mal ajustadas e sistema imunológico debilitado.

Para ajudar na prevenção, a especialista lista algumas dicas:

1 – Sempre escove os dentes após as refeições. Aproveite para escovar a língua, a gengiva e as bochechas, delicadamente;

2 – Use o fio dental após a escovação;

3 – A escova dental deve ser trocada em intervalos de três a seis meses. É importante escolher uma escova adequada, com cabeça pequena, cerdas macias e arredondadas;

4 – Realize limpeza nos dentes a cada seis meses com um dentista de sua confiança para a remoção de placas bacterianas e tártaros;

5 – Visite o dentista regularmente. Em caso de alterações como sangramentos, dor e feridas na boca, procure um profissional imediatamente.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site blog da Anhanguera.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site de Kroton .


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.