No mês de atenção à saúde mental, estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás recebem o “Cantinho do Desabafo”, ação de acolhimento para pessoas que precisam de apoio emocional

0
1229

Voluntários do Projeto Help distribuirão mensagens de apoio e conversarão com quem sentir necessidade de se abrir


No mês do “Janeiro Branco”, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, recebem novamente os voluntários do Projeto Help para atender pessoas que buscam apoio emocional no “Cantinho do Desabafo”. No espaço, localizado em áreas reservadas das estações, os participantes praticam a escuta fraterna: ouvem, sem julgar, quem deseja se abrir sobre seus problemas. 

No dia 27, os voluntários estarão na estação São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela). Em seguida, seguem para a estação Largo Treze (Linha 5-Lilás). Essa iniciativa integra a campanha “Sua saúde mental é essencial” e além da escuta, os voluntários do projeto também distribuem folhetos com mensagens positivas e de incentivo à vida. Para quem deseja um outro tipo de atendimento, é disponibilizado um telefone nacional para contato: (11) 4200-0034.

Desde 2019, quando a ação teve início nas estações, a procura pelo “Cantinho do Desabafo” tem crescido de forma significativa. Carlos Eduardo Ferreira de Souza, o Cadu, coordenador do Projeto Help, grupo criado em São Paulo há mais de 10 anos por integrantes da Força Jovem Universal, ressalta que a pandemia intensificou a busca pelo atendimento. “Em algumas estações, com mais movimento, chegamos a receber em média 70 pessoas numa tarde”, afirma. 

“A ViaQuatro e a ViaMobilidade acreditam que o cuidado com a saúde mental é essencial e, por isso, apoiam ações que trazem acolhimento e informações para as pessoas que passam pelas estações e que podem estar precisando de ajuda”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.

Serviço:

Campanha Sua Saúde mental é essencial – Cantinho do Desabafo 

Sempre das 14h às 16h

Linha 4 – Amarela

Estação São Paulo-Morumbi – 27 de janeiro

Linha 5-Lilás

Estação Largo Treze – 28 de janeiro

Sobre a ViaQuatro:

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Sobre a ViaMobilidade:

A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integrações à Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Morumbi.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.