Metrô pretende instalar portas em plataformas de mais cinco estações da Linha 5-Lilás

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A instalação das portas, no entanto, já deveria ter sido realizada e, por causa do atraso, a empresa Bombardier já foi multada em mais de R$ 50 milhões. Apenas sete estações da linha, que no total tem 17 estações, já tem portas funcionando:  Eucaliptos, Borba Gato, Brooklin, Adolfo Pinheiro, Hospital São Paulo, AACD-Servidor e Santa Cruz


Até o fim de 2020, o Metrô de São Paulo pretende finalizar a instalação e iniciar o funcionamento das portas de plataformas de cinco estações da Linha 5-Lilás:  Alto da Boa Vista, Moema, Chácara Klabin, Largo Treze e Campo Belo.

As portas na estação Alto da Boa Vista, que começou a receber os equipamentos em março, no entanto, só vão funcionar em 2021. Segundo a Secretaria de Mobilidade e Transportes (STM), o funcionamento ficará para janeiro “por depender de ajustes na sincronização do sistema de controle de trens com as portas”.

A instalação das portas, no entanto, já deveria ter sido realizada e, por causa do atraso, a empresa Bombardier já foi multada em mais de R$ 50 milhões. Apenas sete estações da linha, que no total tem 17 estações, já tem portas funcionando:  Eucaliptos, Borba Gato, Brooklin, Adolfo Pinheiro, Hospital São Paulo, AACD-Servidor e Santa Cruz.

As outras cinco estações restantes (Santo Amaro, Giovanni Gronchi, Vila das Belezas, Campo Limpo e Capão Redondo) só terão suas portas de plataformas em 2021. Mas a STM garantiu que o processo de importação dos equipamentos e montagem já começou.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Transportes, a instalação de portas de plataforma em todas as 17 estações da Linha 5-Lilás, faz parte de “complexo processo que envolve não só a instalação física sem parar a operação, mas a adequação de sistemas e protocolos de testes para obtenção de certificados de segurança. Esse equipamento traz mais segurança ao passageiro e melhora a circulação dos trens, com a redução de interferências na via”.


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