Medicina em Cuba: melhores universidades para estudantes internacionais

1
9461

Confira os principais benefícios de estudar medicina em Cuba, a maior de todas as ilhas do Caribe. Mais precisamente… a 17ª maior ilha do mundo


Cuba é a maior de todas as ilhas do Caribe. Mais precisamente, é a 17ª maior ilha do mundo. Quando você pensa em estudar medicina em Cuba, imagine que estará em um ótimo país, que tem como prioridade a educação, portanto suas universidades são excelentes. Este artigo fornece uma lista das melhores universidades cubanas de medicina para estudantes internacionais. Mas antes de conhecê-las, vamos considerar alguns benefícios de estudar medicina em Cuba:

Cuba tem um sistema de saúde de primeira linha

Cuba tem uma reputação excepcional na educação e treinamento de médicos. Segundo a ex-diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, que afirmou em 2014 conforme noticiado pelo Huffington Post, “Cuba é o único país que possui um sistema de saúde estreitamente vinculado à pesquisa e ao desenvolvimento. Este é o caminho a seguir, porque a saúde humana só pode melhorar por meio da inovação. ”Além disso, Cuba é reconhecida pela sua “diplomacia médica”.

Ao longo dos últimos 60 anos, o país enviou mais de 400 mil profissionais de saúde a 164 países, em missões internacionais. Inclusive, desde março de 2020, o governo cubano vem disponibilizando contingente de pessoal médico para ajudar a enfrentar a crise da pandemia Covid-19, em apoio aos sistemas de saúde de mais de 20 países, incluindo vários da América Latina e Europa.Portanto, se você deseja uma educação médica inovadora ou deseja se beneficiar do amplo acesso de Cuba aos serviços médicos, você pode fazer as duas coisas e ainda mais – tornando-se um estudante de medicina em Cuba.

Estudar em Cuba é mergulhar em um espaço cultural ímpar

A cultura em Cuba é única. Existem muitos lugares excepcionais para conhecer no país, incluindo Havana Velha ou “Habana Vieja”(um dos lugares mais bonitos de Cuba), El Malecón, Cienfuegos, Cayo Coco, Trinidad, Varadero, Villa Clara, Holguin, Santiago de Cuba e muito mais.

As principais características da cultura de Cuba estão ligadas ao processo histórico de colonização (Espanhola e Africana) e ao desenvolvimento do país, que passa por importantes etapas de luta pela libertação nacional e a pela vitória da revolução socialista, que se estende até os dias atuais. Os bloqueios impostos à sociedade cubana pela globalização neoliberal conferem à ilha uma identidade única no mundo. Cuba também tem como objetivo proporcionar ao seu povo uma oferta cultural de alta qualidade, criativa e humanística. Portanto, durante a sua estadia como estudante de medicina em Cuba, você terá a oportunidade de conhecer inúmeras características culturais que fazem parte da identidade cubana, além de poder visitar muitos lugares espetaculares nos finais de semana.

Cuba tem excelentes universidades médicas para estudantes internacionais

Cuba conta com mais de 60 universidades públicas. Estas universidades cresceram muito nas últimas décadas como destino renomado para estudantes internacionais. Em 2021, sete das universidades cubanas conquistaram posições no QS Latin America University Rankings. Fatores como reputação acadêmica, rede internacional de pesquisa, proporção professor / aluno foram considerados na atribuição das classificações.

Conheça, então, algumas das melhores universidades médicas de Cuba

1. Universidad de La Habana

A Universidade de Havana é uma das instituições mais reconhecidas de Cuba para estudantes de medicina. Em termos de classificação no ranking QS América Latina 2021, a instituição é a mais bem posicionada do país, ocupando o 28ª lugar.

2. Escuela Latinoamericana de Medicina (ELAM)

Esta universidade, localizada em Havana, se destaca mundialmente pelas suas realizações em pesquisa médica. Estudantes internacionais de várias partes do mundo consideram a ELAM a melhor opção para obter um diploma de medicina.

3. Universidad de Oriente Santiago de Cuba

Você pode incluir esta instituição como uma das melhores escolas médicas de Cuba para estudar medicina. Fundada em 1947 no adorável porto de Santiago de Cuba, a universidade ocupa a 87ª. posição no QS América Latina 2021.

4. Universidad Central Marta Abreu de Las Villas

A UCLV é uma das mais importantes universidades de Cuba, classificada no QS América Latina 2021 em 149º lugar. Localizada na região central do país, em Santa Clara, a instituição também recebeu do Conselho Nacional de Credenciamento a classificação de Excelência.

5. Universidad de Ciencias Médicas de Cienfuegos

Fundada em 1979, esta universidade também chamada de Faculdade de Medicina de Cienfuegos “Dr. Raúl Dorticós Torrado”, forma profissionais em medicina, bem como licenciados em enfermagem. Com base nos seus laboratórios de pesquisa, tem contribuído para o sucesso no desenvolvimento de especialidades médicas como Pediatria, Cirurgia, Obstetrícia e Ginecologia. Localizada na cidade homônima, é outra grande referência em Cuba para estudantes internacionais.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.