14.9 C
São Paulo
quinta-feira, 30 junho, 2022
Mais

    Inauguração da Casa de Metal Espaço Cultural traz um novo ambiente artístico na nossa amada Zona Sul

    Mais lidas

    Localizado no Campo Belo, espaço trará diversas atrações gratuitas de arte para todos os públicos gratuitamente


    A noite da terça-feira (3) foi marcante para o bairro do Campo Belo, a nossa amada região ganhou mais uma casa cultural, e o melhor… Focado no acesso a todas as pessoas, de todas as classes, cor, etnia, religião e time. Foi inaugurado a Casa de Metal Espaço Cultural, ambiente para incentivar a cultura de forma gratuita.

    O edifício de 4 andares era sede da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), e foi fechado para reformas para se transformar em um lindo ambiente aconchegante.

    “Esse projeto é fundamental para a conservação da história da metalurgia, dos materiais e da mineração. E [esse espaço cultural] poderá contribuir com a disseminação do conhecimento técnico e científico sobre o assunto”, explicou o Presidente Executivo da ABM, Horacídio Leal Barbosa Filho.

    A sala nobre conta com uma respeitável coleção de diversas pedras preciosas, onde todas tem a sinalização do nome, sua composição química e cidade de origem. E os metais dividem espaço com outra importante ala cultural, as estantes com diversos livros, essenciais para o conhecimento técnico e mais aprofundado do tema, e você poderá ler todos os livros gratuitamente!

    Presidente do Conselho Administrativo da ABM e CEO da Usiminas, Sério Leite de Andrade, acompanhado de três ex-presidentes da ABM / Foto: A3 Agência de Imagens e Notícias/Adilson Araújo

    “Vale lembrar que este terreno foi doado pelo então presidente da ABM e presidente do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes, ressalta Horacídio. “Eu sempre digo a importância de divulgar sobre os materiais e seus processos produtivos, sobretudo aos mais jovens, e agora contamos com um local adequado para isso”, finaliza.

    O projeto “Casa de Metal Espaço Cultural” conta com o patrocínio das empresas Aperam, ArcelorMittal, Carboox, CBMM, Codeme, Danieli, Gerdau, Harsco, Hydro, Ibar, Instituto Cultural Vale, Primetals Technologies, Reframax, RHI Magnesita, SKF, Ternium, Usiminas, Vallourec, Villares Metals e White Martins. Para saber mais, acesse: www.casademetalcultural.com.br.

    A ideia do projeto é compor um ambiente que possa resgatar e divulgar as memórias da metalurgia, materiais e mineração no Brasil. “Aqui será um evento onde os artistas poderão vir produzir suas artes no espaço, realizar palestras, workshops, passar filmes, documentários, apresentações culturais de dança e teatro, por exemplo, e tudo em um espaço de 700m² dividido em 4 andares. Além disso, escolas serão convidadas para trazerem os alunos e realizarem diversas atividades, aprendendo ao mesmo tempo!” disse o assessor Rodrigo Coutinho.

    O estagiário conversou com a curadora Letícia Sà, em seu figurino pra lá de ousado! Foto: A3 Agência de Imagens e Notícias/Adilson Araújo

    A curadora Letícia Sá, que por sinal estava incrivelmente elegante na cerimônia de inauguração, contou um pouquinho de como foi preparar esse novo ambiente cultural. “Fiz o desenvolvimento da coleção, seleciono amostras, trabalho junto com os pesquisadores e geólogos para construção desse espaço. E tudo foi pensado numa linha de pesquisa de difusão com a história da mineração, metalurgia e minerais no Brasil, mas com o foco em arte, design e arquitetura”.

    Durante os discursos de cerimônia, o Diretor da Quattro Projetos, Flávio Enninger fez questão de chamar o seu filho e sócio da empresa, Matheus Enninger, para prestigiar o sucesso da obra da Casa de Metal. “É ele que está me ajudando nesse projeto, é uma conquista dele também. Esse projeto serve de exemplo para que a Lei Rouanet, que tantas críticas tem sofrido injustamente, pode e deve ser usado para levar a cultura para todos de forma gratuita, disse Flávio.

    Depois da cerimônia, o gaúcho Matheus deixou um depoimento sobre o que foi esse momento para ele ao ser reverenciado pelo sócio e pai. “Foi muito gratificante, a gente acaba se dividindo nas funções da empresa, eu cuido mais da parte interna e meu pai fica responsável pelo contato externo, por isso não apareço tanto. Mas ele me chamou para que eu aparecesse um pouquinho também [risos]”.

    Pai e filho inaugurando juntos o seu mais novo projeto! Foto: A3 Agência de Imagens e Notícias/Adilson Araújo

    A ABM fez questão de ressaltar que o espaço é um ambiente cultural gratuito, e que todas as pessoas serão recebidas de braços abertos. “Não tem distinção de sexo, faixa etária e classe social. Jovens em vulnerabilidade social poderão frequentar oficinas juntamente com jovens de classe média e alta”, ressaltou Flávio.

    A noite foi também de homenagens para o icônico Professor de Metalurgia, Mineração e Materiais, Dr. Álvaro Lúcio, que mesmo aos seus 97 anos, estava lá de sorriso aberto e muito emocionado recebendo uma placa com os dizeres:

    “A Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), em quatro projetos presta uma homenagem ao Professor Dr. Álvaro Lúcio, pela sua inestimável contribuição para a metalurgia e mineração, bem como expressivo colecionador de minerais no Brasil.”

    Em gratidão, Dr. Álvaro retribuiu o carinho: “Muito obrigado pela presença de todos e dessa mensagem que fui alvo, estou emocionado e muito honrado por se tratar de uma homenagem proveniente da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração.”

    Professor Dr. Álvaro Lúcio recebendo as honrarias pelo presidente do conselho administrativo Sergio Leite e pelo Presidente Executivo, Horicídio Leal / Foto: A3 Agência de Imagens e Notícias/Adilson Araújo

    A Diretora do Museu MM Gerdau, Sra. Márcia Guimarães, também esteve presente para saudar o Espaço Cultural ‘irmão’ e aproveitou para inaugurar também a Exposição “Minerais do Brasil”, que fica na sala batizada com o nome do Professor Álvaro Lúcio, que é um famoso colecionador de minerais. “Qualquer homenagem que fazemos nos emocionamos, é um grande professor e qualquer homenagem é pouco!”, disse Márcia.

    E por falar em já abrir espaço para as artes, o @ThiagoVerdeee foi um dos primeiros artistas convidados para já usufruir do espaço para fazer suas mandalas. “Sou da Paraíba, e moro em Salvador-BA, meu trabalho original são mandalas orgânicas, que tem referência com o Reino Animal e Vegetal. Me sinto feliz em ser chamado e é muito legal saber que existe um espaço desse”, declarou Thiago enquanto desenhava no chão da parte externa da Casa de Metal.

    @ThiagoVerdeee fazendo uma mandala na área externa da Casa de Metal / Foto: A3 Agência de Imagens e Notícias/Adilson Araújo

    Para o Presidente do Conselho de Administração da ABM e CEO da Usiminas, Sr. Sérgio Leite de Andrade, é primordial o incentivo a cultura vindas de empresas. “No caso da Usiminas, desde os anos 50 que temos o compromisso social e ambiental, e a cultural está dentro do compromisso social. No final do ano passado inauguramos o Centro de Memória de Minas, um espaço cultural maravilhoso em Ipatinga-MG. Cultura é pro povo e as empresas estão conectadas com o povo”, declarou.

    Agora se você pensa que minérios e toda suas vertentes não precisa ser divulgado, está redondamente enganado, o Brasil é um dos principais exportadores de minério no mundo, é um país mais que autossuficiente, e faz parte da economia desde o Século XVIII. Horacídio Leal explica um pouquinho da importância da metalurgia na prática com exemplos primordiais.

    “Viemos desmistificar para a população paulistana a importância do metal no dia a dia, se não tivessem terras raras, não teria computador. Hoje, a memória do celular é maior do que a memória do computador de quando entrei na empresa em 1972. Tudo por causa dos metais nobres presentes. Não se teria carros leves, se não tivesse aço misturado com nióbio, diminuindo a espessura da chapa”, disse Leal.

    Você pode visitar a Casa de Metal Espaço Cultural na Avenida Antonio Comparati, 218 – Campo Belo, zona Sul.

    Vá conferir a Exposição “Minerais do Brasil” na sala Professor Álvaro Lúcio / Foto: A3 Agência de Imagens e Notícias/Adilson Araújo

    SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

    Leia mais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    - Patrocinado -

    Últimas