Inauguração da Casa de Metal Espaço Cultural traz um novo ambiente artístico na nossa amada Zona Sul

0
1595
Foto: A3 Agência de Imagens e Notícias/Adilson Araújo

Localizado no Campo Belo, espaço trará diversas atrações gratuitas de arte para todos os públicos gratuitamente


A noite da terça-feira (3) foi marcante para o bairro do Campo Belo, a nossa amada região ganhou mais uma casa cultural, e o melhor… Focado no acesso a todas as pessoas, de todas as classes, cor, etnia, religião e time. Foi inaugurado a Casa de Metal Espaço Cultural, ambiente para incentivar a cultura de forma gratuita.

O edifício de 4 andares era sede da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), e foi fechado para reformas para se transformar em um lindo ambiente aconchegante.

“Esse projeto é fundamental para a conservação da história da metalurgia, dos materiais e da mineração. E [esse espaço cultural] poderá contribuir com a disseminação do conhecimento técnico e científico sobre o assunto”, explicou o Presidente Executivo da ABM, Horacídio Leal Barbosa Filho.

A sala nobre conta com uma respeitável coleção de diversas pedras preciosas, onde todas tem a sinalização do nome, sua composição química e cidade de origem. E os metais dividem espaço com outra importante ala cultural, as estantes com diversos livros, essenciais para o conhecimento técnico e mais aprofundado do tema, e você poderá ler todos os livros gratuitamente!

Presidente do Conselho Administrativo da ABM e CEO da Usiminas, Sério Leite de Andrade, acompanhado de três ex-presidentes da ABM / Foto: A3 Agência de Imagens e Notícias/Adilson Araújo

“Vale lembrar que este terreno foi doado pelo então presidente da ABM e presidente do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes, ressalta Horacídio. “Eu sempre digo a importância de divulgar sobre os materiais e seus processos produtivos, sobretudo aos mais jovens, e agora contamos com um local adequado para isso”, finaliza.

O projeto “Casa de Metal Espaço Cultural” conta com o patrocínio das empresas Aperam, ArcelorMittal, Carboox, CBMM, Codeme, Danieli, Gerdau, Harsco, Hydro, Ibar, Instituto Cultural Vale, Primetals Technologies, Reframax, RHI Magnesita, SKF, Ternium, Usiminas, Vallourec, Villares Metals e White Martins. Para saber mais, acesse: www.casademetalcultural.com.br.

A ideia do projeto é compor um ambiente que possa resgatar e divulgar as memórias da metalurgia, materiais e mineração no Brasil. “Aqui será um evento onde os artistas poderão vir produzir suas artes no espaço, realizar palestras, workshops, passar filmes, documentários, apresentações culturais de dança e teatro, por exemplo, e tudo em um espaço de 700m² dividido em 4 andares. Além disso, escolas serão convidadas para trazerem os alunos e realizarem diversas atividades, aprendendo ao mesmo tempo!” disse o assessor Rodrigo Coutinho.

O estagiário conversou com a curadora Letícia Sà, em seu figurino pra lá de ousado! Foto: A3 Agência de Imagens e Notícias/Adilson Araújo

A curadora Letícia Sá, que por sinal estava incrivelmente elegante na cerimônia de inauguração, contou um pouquinho de como foi preparar esse novo ambiente cultural. “Fiz o desenvolvimento da coleção, seleciono amostras, trabalho junto com os pesquisadores e geólogos para construção desse espaço. E tudo foi pensado numa linha de pesquisa de difusão com a história da mineração, metalurgia e minerais no Brasil, mas com o foco em arte, design e arquitetura”.

Durante os discursos de cerimônia, o Diretor da Quattro Projetos, Flávio Enninger fez questão de chamar o seu filho e sócio da empresa, Matheus Enninger, para prestigiar o sucesso da obra da Casa de Metal. “É ele que está me ajudando nesse projeto, é uma conquista dele também. Esse projeto serve de exemplo para que a Lei Rouanet, que tantas críticas tem sofrido injustamente, pode e deve ser usado para levar a cultura para todos de forma gratuita, disse Flávio.

Depois da cerimônia, o gaúcho Matheus deixou um depoimento sobre o que foi esse momento para ele ao ser reverenciado pelo sócio e pai. “Foi muito gratificante, a gente acaba se dividindo nas funções da empresa, eu cuido mais da parte interna e meu pai fica responsável pelo contato externo, por isso não apareço tanto. Mas ele me chamou para que eu aparecesse um pouquinho também [risos]”.

Pai e filho inaugurando juntos o seu mais novo projeto! Foto: A3 Agência de Imagens e Notícias/Adilson Araújo

A ABM fez questão de ressaltar que o espaço é um ambiente cultural gratuito, e que todas as pessoas serão recebidas de braços abertos. “Não tem distinção de sexo, faixa etária e classe social. Jovens em vulnerabilidade social poderão frequentar oficinas juntamente com jovens de classe média e alta”, ressaltou Flávio.

A noite foi também de homenagens para o icônico Professor de Metalurgia, Mineração e Materiais, Dr. Álvaro Lúcio, que mesmo aos seus 97 anos, estava lá de sorriso aberto e muito emocionado recebendo uma placa com os dizeres:

“A Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), em quatro projetos presta uma homenagem ao Professor Dr. Álvaro Lúcio, pela sua inestimável contribuição para a metalurgia e mineração, bem como expressivo colecionador de minerais no Brasil.”

Em gratidão, Dr. Álvaro retribuiu o carinho: “Muito obrigado pela presença de todos e dessa mensagem que fui alvo, estou emocionado e muito honrado por se tratar de uma homenagem proveniente da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração.”

Professor Dr. Álvaro Lúcio recebendo as honrarias pelo presidente do conselho administrativo Sergio Leite e pelo Presidente Executivo, Horicídio Leal / Foto: A3 Agência de Imagens e Notícias/Adilson Araújo

A Diretora do Museu MM Gerdau, Sra. Márcia Guimarães, também esteve presente para saudar o Espaço Cultural ‘irmão’ e aproveitou para inaugurar também a Exposição “Minerais do Brasil”, que fica na sala batizada com o nome do Professor Álvaro Lúcio, que é um famoso colecionador de minerais. “Qualquer homenagem que fazemos nos emocionamos, é um grande professor e qualquer homenagem é pouco!”, disse Márcia.

E por falar em já abrir espaço para as artes, o @ThiagoVerdeee foi um dos primeiros artistas convidados para já usufruir do espaço para fazer suas mandalas. “Sou da Paraíba, e moro em Salvador-BA, meu trabalho original são mandalas orgânicas, que tem referência com o Reino Animal e Vegetal. Me sinto feliz em ser chamado e é muito legal saber que existe um espaço desse”, declarou Thiago enquanto desenhava no chão da parte externa da Casa de Metal.

@ThiagoVerdeee fazendo uma mandala na área externa da Casa de Metal / Foto: A3 Agência de Imagens e Notícias/Adilson Araújo

Para o Presidente do Conselho de Administração da ABM e CEO da Usiminas, Sr. Sérgio Leite de Andrade, é primordial o incentivo a cultura vindas de empresas. “No caso da Usiminas, desde os anos 50 que temos o compromisso social e ambiental, e a cultural está dentro do compromisso social. No final do ano passado inauguramos o Centro de Memória de Minas, um espaço cultural maravilhoso em Ipatinga-MG. Cultura é pro povo e as empresas estão conectadas com o povo”, declarou.

Agora se você pensa que minérios e toda suas vertentes não precisa ser divulgado, está redondamente enganado, o Brasil é um dos principais exportadores de minério no mundo, é um país mais que autossuficiente, e faz parte da economia desde o Século XVIII. Horacídio Leal explica um pouquinho da importância da metalurgia na prática com exemplos primordiais.

“Viemos desmistificar para a população paulistana a importância do metal no dia a dia, se não tivessem terras raras, não teria computador. Hoje, a memória do celular é maior do que a memória do computador de quando entrei na empresa em 1972. Tudo por causa dos metais nobres presentes. Não se teria carros leves, se não tivesse aço misturado com nióbio, diminuindo a espessura da chapa”, disse Leal.

Você pode visitar a Casa de Metal Espaço Cultural na Avenida Antonio Comparati, 218 – Campo Belo, zona Sul.

Vá conferir a Exposição “Minerais do Brasil” na sala Professor Álvaro Lúcio / Foto: A3 Agência de Imagens e Notícias/Adilson Araújo

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.