Imagens de uma bela ilha: exposição de fotografias antigas de Ilhabela chega ao MIS-SP

0
182
Picture of young beautiful fitness girl running

Organizada pela fotógrafa paulistana Maristela Colucci, a exposição reúne 69 imagens


A exposição “Villa Bella – Memória iconográfica de uma bela Ilha” vai reunir na capital paulistana imagens antigas do arquipélago, que datam desde 1900. A mostra chega a um dos principais espaços de cultura da capital paulista, o Museu da Imagem e do Som (MIS), entre 26 de março e 30 de abril.

Após a estreia na cidade de São Paulo, que conta com visita guiada com as idealizadoras no dia da abertura, a mostra vai passar pelo Teatro Municipal de Ubatuba, entre 17 de maio e 8 de junho, e depois segue para Caraguatatuba, onde poderá ser vista no Museu de Arte e Cultura (MACC), de 20 de junho a 20 de julho.

Organizada pela fotógrafa paulistana Maristela Colucci, a exposição reúne 69 imagens retratando momentos do passado que permeiam a cultura e a vida dos moradores de Ilhabela, marcando especialmente a transição de Villa Bella para Ilhabela.

O material iconográfico abrange registros entre 1900 e 1980, período que coincide com a evolução da fotografia e com a consolidação de uma cultura múltipla e complexa dentro do arquipélago. A partir da década de 1990, ao mesmo tempo que assistimos ao início de uma grande mudança na captação e no compartilhamento de fotografias, vemos o turismo de massa se intensificar e interferir em hábitos locais, descaracterizando ambientes, geografia e modo de vida tradicional caiçara.

A exposição é fruto de uma profunda pesquisa sobre essa pluralidade cultural. Durante o processo, Maristela Colucci deparou-se com acervos particulares de famílias caiçaras e dos primeiros imigrantes e veranistas.

Ao longo da jornada de concepção da mostra, foram encontradas diversas fotografias em papel – cujos negativos se perderam –, armazenadas em caixas, álbuns e, algumas poucas, emolduradas. No caso dos slides, a conservação não era ideal e as imagens apresentavam marcas de manuseio e fungos. A maior surpresa foi encontrar daguerreótipos feitos nas décadas de 1920 e 1930.

Serviço
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som
Av. Europa, 158 – Jd. Europa – São Paulo-SP
Visitação: de 27 de março a 30 de abril de 2024
Terças a sextas, das 10h às 19h
Sábados, das 10h às 20h
Domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.