Faixa Azul aguarda aval da SENATRAN para ganhar mais 200 km de extensão

0
368
Meta da Prefeitura é implantar a Faixa Azul por toda a cidade

A ideia é que a ampliação inicie já no 2º semestre de 2023 e vá até o 1 semestre de 2024


“A Faixa Azul, que nasceu na Avenida 23 de maio, em 25 de janeiro de 2022, e está completando 1 ano de 4 meses não registrou em todo esse período nenhuma morte de motociclista”. O destaque é do ex-secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo e vereador (DEM), Ricardo Teixeira.

“Começamos o projeto ali e, apesar dos comentários de que era difícil, não ia dar certo, a 23 de maio só tem só dois atores: o motorista e o motociclista. Antes de implantar o projeto fizemos muitas pesquisas e campanhas, principalmente com os órgãos de imprensa, motociclistas, com as empresas que vendem motos, com associações e sindicatos de motociclistas, e, só depois partimos para a implantação”, relata.

“Na avenida dos Bandeirantes, a fase 2, o teste começou 08 meses depois da 23 de maio, mas com mais atores. Além de motoristas e motociclistas há semáforos, pedestres, cruzamentos, conversões à direita, caminhões, ônibus, comunidades que vivem nos lindeiros, mas também deu certo, não houve nenhum óbito na Faixa Azul da Bandeirantes”, aponta.

Segundo Ricardo Teixeira, a Prefeitura de São Paulo só aguarda o sinal verde da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) para ampliar a Faixa Azul em mais 200 km. “É necessária essa autorização para fazer mais testes, porque ainda não existe regulamentação da Faixa Azul no Código de Trânsito”, explica. Segundo ele, o objetivo é testar a Faixa Azul na Zona Leste, Norte, Oeste, Sul e tais testes podem ampliar o conhecimento da SENATRAN na formatação de normas que redundem em Resolução do CONTRAN e atenda todas as cidades do Brasil.

“Estamos aguardando essa autorização para que a cidade de São Paulo amplie a Faixa Azul de 23 km para 223 km. Essa é a ideia e queremos iniciar essa ampliação ainda no 2º semestre de 2023, caminhando até o 1º semestre de 2024. O objetivo é ter Faixa Azul na cidade inteira”, diz.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.