Artista morreu em maio deste ano; Mostra vai até o dia 31 de janeiro
Uma exposição no Solar Fábio Prado, em São Paulo, homenageia o ilustrador e caricaturista do Roda Viva Paulo Caruso. O artista morreu no mês de maio deste ano.
A mostra ‘Ele por eles e elas’ reúne 70 ilustrações de desenhistas contemporâneos de Caruso, ou que foram influenciados pelo trabalho dele, em seus mais de 50 anos de carreira.
A exposição vai até 31 de janeiro e funciona de terça a domingo, das 10h da manhã às 18h, com entrada gratuita.
Chico Caruso, cartunista, chargista, caricaturista, músico e irmão de Paulo Caruso, se emocionou ao reencontrar amigos e colegas de trabalho e ver as caricaturas de seu irmão.
“É como encontrar meu irmão 500 vezes, é fantástico, os desenhos todos, os amigos, cada um mais parecido com o outro, fantástico, maravilha”, disse.
Formado em arquitetura, Paulo Caruso nunca chegou a exercer a profissão, mas a influência do curso está presente nos traços, planos e ângulos de seus desenhos. Ilustrador, chargista e cartunista, Caruso trabalhou em veículos como o Pasquim, Senhor, O Estado de S.Paulo e Isto É. Ele também escreveu vários livros.
A trajetória de mais de 36 anos como caricaturista no Roda Viva ganhou espaço na exposição com desenhos produzidos durante entrevistas icônicas.
O programa Roda Viva é reconhecido por sua longa trajetória e contribuição para o jornalismo e a cultura do país. Lançado em 1986, o programa adota um formato único de entrevistas, onde um convidado é sabatinado por um grupo de jornalistas e especialistas, proporcionando um ambiente de diálogo profundo e esclarecedor. Ao longo dos anos, o Roda Viva tornou-se um espaço fundamental para o debate de ideias e a análise de temas relevantes, promovendo a pluralidade de opiniões e enriquecendo o panorama informativo do Brasil.
A importância do Roda Viva transcende o jornalismo, influenciando a cultura brasileira ao proporcionar um palco para personalidades das mais diversas áreas, como política, ciência, artes e literatura. Fonte: TV Cultura.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br