Estrela do Terceiro Milênio apresenta samba-enredo e figurinos para primeiro desfile do extremo sul na elite carnavalesca!

0
2346
Chaves e Cahpolin Colorado, tributo a Roberto Gómez Bolaños | FOTO: Almir Martins/ Estrela do Terceiro Milênio

“Me dê sua tristeza que transformo em alegria” é o tema e um tributo à todos aqueles que fizeram a humanidade dar risada, de Bobo da Corte à Whindersson Nunes!


O Grajaú entrou para os holofotes do carnaval paulistano, ao ser a campeã do Grupo de Acesso do Desfile das Escolas de Samba de SP no ano de 2022. Pela primeira vez na história, o Extremo Sul Paulistano terá um representante na elite do carnaval no Sambódromo do Anhembi, através da Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio.

Na quarta-feira (30), o Presidente-fundador Sílvio Azevedo, o Silvão, realizou um coquetel com a imprensa para divulgar o clipe oficial do Samba-Enredo para o desfile em 2023. Além disso, foi também a noite para mostrar todas as fantasias que a escola desfilará!

Sob o título “Me dê sua tristeza que eu transformo em alegria! Um tributo à arte de fazer rir”, a Terceiro Milênio pensou nas próprias raízes para fazer bonito na estreia da elite carnavalesca.

Através do vídeo de apresentação, a explicação: “O Grajaú é um bairro periférico muito sofrido, sempre com divulgações jornalísticas de violência e carência social. Mas o que a comunidade está sentindo ao ver a Escola da região subir para a elite? Alegria! Portanto, nos dê a sua tristeza, que transformaremos em alegria!”

Para fazer o Samba-Enredo, a direção técnica apresentou o projeto de pesquisa sobre o que será narrado na avenida, para que os compositores pudessem soltar a criatividade. “É um projeto de 2 a 3 meses, onde foram 8 concorrentes. Explicamos o enredo, mostramos todo o material e fazemos a construção do samba. Vamos lapidando as ideias junto com toda a direção e selecionamos 2 finalistas e escolha final”, explicou o Diretor de Carnaval, Carlos Pires, o ‘Carlão’.

EXPLICANDO O TRIBUTO À ARTE DE FAZER RIR

O carnavalesco Murilo Lobo apresentou as fantasias aos jornalistas e explicou referência por referência, nos mínimos detalhes, confira a lista de homenagens aos grandes mestres de toda a humanidade, que nos fizeram rir e que merecem tal reconhecimento:

O Bobo da Corte | FOTO: Almir Martins/ Estrela do Terceiro Milênio

Bobo da Corte: Começando pela Era Medieval, o ‘Bobo que nem é tão bobo assim”, fazia o público rir e você não sabe quem é o rei e quem é o bobo. Tinham autorização para fazer graça, mas também cutucar os poderosos.

Damas da Alegria: A segunda ala são as baianas em um Castelo Medieval multicolorido, mostrando a era das Trevas sendo iluminadas pelo humor. No fundo do carro os endiabrados, onde a Igreja fazia seus autos e tiravam o diavo daquelas explicações, pois o público gostava dele, de rir de suas diabruras.

A Grande Palhaçada: Os artistas de auto ne era medieval vão para as rias, fazendo festivais, criando a ideia de picadeiro e a partir daí abre-se espaço para a arte dos palhaços!

A Grande Palhaçada! | FOTO: Almir Martins/ Estrela do Terceiro Milênio

Molière, o pai da comédia francesa: É o deboche literário. Ele foi perseguido e ameaçado de morte. Molière gostava de debochar exatamente da corte, realmente ele mexia com o poder.

Dionísio – Deus do Vinho e da Alegria: no samba canta “Sou eu o gesto que faz sorrir”, quer dizer o momento que a primeira coisa que fez o homem rir antes, antes mesmo da fala, então um tombo ou algo engraçado que o humano riu, o próprio gesto! “Sou eu comédia profana e sagrada”, estamos falando de colocar o riso. “Fui sátira em nobre ritual”, que é o Mestre-sala e Porta-Bandeira e que é uma homenagem a Dionísio, o cortejo dos jovens gregos que iam pra rua beber, puxar o riso e fazer graça.

Chico Anysio e Dercy Gonçalves: “Fui sátira em nobre ritual, um bobo nem tão bobo assim, e vi na era medieval a corte abrindo ala por mim”, então se o bobo da corte e autos faziam sátiras à corte, quem é a corte na corte da Terceiro Milênio? Chico Anysio e Dercy Gonçalves! Serão vários ícones do humor homenageados em caricaturas em imagens de cartoons fazendo referência aos reis do humor ainda na era medieval.

William Shakespeare: A Rainha das Fadas e o Homem com Cabeça de Burro, em Sonhos de Uma Noite de Verão, do icônico escritor inglês, o escritor gostava de fazer comédia através do engano, do que ouviu falar e foi distorcido com a ‘fofoca’, uma grande confusão, mas com final feliz!

A Rainha das Fadas | FOTO: Almir Martins/ Estrela do Terceiro Milênio

Miguel de Cervantes: Migramos para a Espanha, com o cavaleiro andante Dom Quixote de La Mancha, que foi um humor fazendo graça em meio ao sentimento de esperança de um mundo melhor no meio de uma Espanha devastada e empobrecida pela guerra.

Machado de Assis: Homenagem ao personagem de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, com a ideia de falar de um Brasil sem projeto. Este defunto autor dedica suas memórias para o germes e bactérias de seu corpo frio em decomposição. A história de um brasileiro cheio de grana, que não fez nada de bom na vida, não tinha moral e nem ética, nada diferente do que acontece hoje em dia.

Teatro de Revista: Com a instauração da República, o teatro de revista que trazia espetáculos franceses, abrasileirou as apresentações. Surge números musicais e assuntos teatrais bem brasileiros! Neste carro conterão homenagens ao rádio e ao cinema preto e branco!

Pantera Cor de Rosa: As passistas estarão vestidas sob o icônico Pantera Cor de Rosa, e os homens passistas estão vestidos do Inspetor Closeau, parte do desenho e do filme feito inspirado no personagem.

O Auto da Compadecida: O sucesso brasileiro vai ter ala teatral, com samba cênico e encenação do filme!

Monthy Phyton: Tributo inglês da década de 60 que anos mais tarde inspiraria Casseta e Planeta, South Park, TV Pirata e a armadura de fantasia é uma homenagem ao filme Em Busca do Cálice Sagrado.

Jornal Pasquim: Jornal vendido nas praias de Copacabana durante o regime militar e que vendia mais que a Veja com seu humor com crítica social muito profunda e provocadora ao governo. Fantasias em homenagem aos chargistas. “Caminhando contra o vento e a repressão fiz de um traço arma para a revolução, fintei a censura, dei fim ao segredo para a esperança vencer o medo”, é o trecho do samba-enredo mencionando esse período até em referência ao Caetano Veloso, no mesmo período.

Mestres da TV: O carro vai trazer 12 painéis gigantes de LED em forma de televisores com logos, bordões e figuras importantes da televisão brasileira. Para as fantasias, o Capitão Gay de Jô Soares; Vampiro Brasileiro e Chico Anysio; Pitty Bicha de Tom Cavalcanti; além da ala das crianças, onde meninas serão a Dona Bela e os meninos Zé Bonitinho, icônicos alunos da famosa Escolinha.

Mestre Roberto Gómez Bolañoz: Não tem como falar de humor sem mencionar o sucesso tremendo por 40 anos transcendendo gerações: Chaves e Chapolin Colorado!

Isso isso isso ! | FOTO: Almir Martins/ Estrela do Terceiro Milênio

TV Pirata: Um marco do humor da televisão brasileira pois foi aonde a Rede Globo descobriu que ela podia rir de si mesma, dos seus programas, novelas, propagandas. Valia a pena rir de novo!

Mamonas Assassinas: O humor em forma de música que marcou os anos 90 através de uma fantasia prateada do Robocop Gay com plumas rosas decorando sua pistola de plástico!

Meu Malvado Favorito: Imagina 70 minions, do Meu Malvado Favorito, seguindo a Cármem Miranda?

Os minions e os memes da internet | FOTO: Almir Martins/ Estrela do Terceiro Milênio

Memes e Internet: O mundo na palma da mão, por fim, a homenagens aos memes mais famosos da internet, com personalidades do humor e os próprios memes prontos com convidados!

A última homenagem: O último carro será uma grande homenagem ao ator Paulo Gustavo.

“Para aquelas pessoas que, talvez num primeiro momento, tiveram uma ideia de que a gente vinha fazer palhaçada, achar que o circo chegou, não. Ele não chegou”, finaliza Murilo Lobo com muito humor e alegria de criar este projeto com um toque de genialidade própria que a Escola abraçou e convida você para dar risadas durante uma apresentação muito séria!

HISTÓRIA DA ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO

O Silvão, presidente-fundador, conta que a escola surgiu em 1998 através de uma conversa com uma figura muito importante para esta história estar sendo escrita.

“Ocupava um cargo na administração municipal na região da Capela do Socorro. Na primeira reunião com o então prefeito Celso Pitta, me sentei ao lado de um senhor muito falante e conversamos como se nos conhecêssemos há anos! Em outra conversa ele falou que a Capela do Socorro precisava de uma Escola de Samba, pois eram muitos batuqueiros da Zona Sul que cruzavam a cidade para ir às outras escolas”, explica Silvão.

“Quem era esse homem? Eduardo Basílio, fundador da Rosas de Ouro! Fui o primeiro presidente da Terceiro Milênio, mas sem imaginar que conseguiríamos chegar onde chegamos hoje. O Seu Basílio morreu passado algum tempo e fiquei com esse projeto na mão. Não sabia que caminho seguir. Foram 25 anos de muito trabalho. Hoje o Grajaú conta com um trabalho sociocultural na comunidade muito grande, a Casa de Cultura Grajaú está acoplada na escola, temos um calçadão cultura”, continua.

“A coisa foi andando até sermos campeões do Grupo 2 e irmos desfilar no Anhembi pela primeira vez. Aí tudo ficou mais profissional. E precisávamos preparar a comunidade para esse profissionalismo, pois estamos fora do eixo do carnaval, que é a Zona Norte e parte da Zona Leste. Embora muitos gostem de samba no Grajaú, poucos tinham esse conhecimento. Então eu precisava capacitar a comunidade: Convidei profissionais de outras escolas para capacitar nossa Zona Sul!”, finaliza SIlvão!

A Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio vai abrir o desfile de sábado, sendo a primeira a desfilar na noite da sua primeira aparição para São Paulo, para o Brasil e para o mundo. Sambem com alegria e muito amor, para levar o Grajaú a outros holofotes!

A ideia das homenagens da TV é resgatar o sentimento que as pessoas sentiam na época em que passavam esses programas! | FOTO: Almir Martins/ Estrela do Terceiro Milênio

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gurposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.