Enel inicia plantio de árvores na Vila Olímpia após retirar 304 postes e 25,5 toneladas de fios

0
532

Apesar de retirar 304 postes, apenas 24 árvores serão plantadas em oito vias. A previsão é plantar outras 100 árvores em parceria com uma associação. A retirada de postes e substituição por árvores faz parte do projeto Urban Futurability, em que a Enel pretende transformar a Vila Olímpia em um bairro digital, com investimento de R$ 125 milhões


O bairro da Vila Olímpia tem menos 304 postes em suas ruas. Isso porque a Enel, empresa responsável pela energia elétrica na cidade de São Paulo, finalizou a retirada de postes na região e também retirou 25,5 toneladas de cabos de telecomunicação.

A remoção de postes só é possível quando há o enterramento dos fios que estão nos postes. O enterramento de fios aéreos em São Paulo é um projeto das empresas de telecomunicação anunciada pelo então prefeito e hoje governador do Estado, João Doria. No entanto, 65,2 km de rede foram enterrados pelo projeto SP Sem Fios, da Prefeitura: 52 km no Centro, 9 km na região do Mercado Municipal e 4,2 km na região da Vila Olímpia.

Para substituir os postes, a Enel iniciou uma ação para plantar mudas. A empresa informou que não será possível plantar 304 árvores, para substituir cada poste, então, apenas 24 mudas serão plantadas nas ruas Funchal, Gomes de Carvalho, Olimpíadas, Beira Rio, Avenida dos Bandeirantes, Alameda Vicente Pinzon, Alameda Raja Gabaglia e Avenida Doutor Cardoso de Melo.

“Para identificar quais espécies arbóreas eram as mais indicadas para conviver com o ambiente urbano, a distribuidora contratou a Casa da Floresta, consultoria ambiental especializada em biodiversidade e sustentabilidade. Também foi realizado um estudo de mapeamento de toda a rede elétrica da região para apontar os locais com condições técnicas para receber o plantio de árvores”, informou a Enel.

A Subprefeitura Pinheiros e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente aprovaram a iniciativa, que vai plantar mudas de Ipê, Cerejeira do Mato, Suinã, Oiti, entre outras. No Dia da Árvore, em 21 de setembro, uma muda de Ipê amarelo já foi plantada na Praça Augusto Rademaker Grunewald, no Itaim Bibi. A Associação Colméia Vila Olímpia, junto com a Enel, também vai plantar 100 árvores na região.

A retirada de postes e substituição por árvores faz parte do projeto Urban Futurability, em que a Enel pretende transformar a Vila Olímpia em um bairro digital, com investimento de R$ 125 milhões financiado por meio de recursos do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“A gestão da energia será feita por processos digitalizados e com inteligência artificial por meio da instalação de sensores que coletam dados sobre as condições da via”, complementa o responsável por Infraestrutura e Redes da Enel Distribuição São Paulo, Rosario Zaccaria.

A previsão é que as 24 árvores sejam plantadas até o final da próxima semana.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.