Ecoponto Rubem Berta já está operando

0
93

A partir de agora, o local passa a ser próprio para receber descartes em caçambas distintas para cada tipo de resíduo


Os baixos do viaduto Onze de Junho, na divisa entre os distritos Vila Mariana e Moema, sempre foram considerados um problema de difícil solução. Pessoas em situação de rua, catadores, famílias em busca de doações ocupam a área há anos e muita sujeira e entulho se acumulam ali. Várias propostas já foram implantadas, sem sucesso: uma barraca de frutas, construção de talude e até uma cabine da Guarda Civil Metropolitana.

Agora, a Prefeitura decidiu implantar ali um ecoponto, ou seja, justamente um equipamento público gratuito que recebe material recolhido por catadores, como entulho e ferro velho. Chamado de ecoponto Moema – distrito que ainda não contava com um desses, a nova unidade é já o quarto do tipo na área da Subprefeitura da Vila Mariana.

A inauguração contou com a presença do próprio prefeito Ricardo Nunes, durante as ações do Prefeitura Presente. Segundo a Prefeitura, o local, que era ponto frequente de descarte irregular de entulho, recebeu caçambas para cada tipo de resíduo e era uma demanda dos moradores da região.

“Pessoal, não joga lixo na rua. Jogou? Multa de R$ 25 mil! Nós, da Prefeitura, vamos à delegacia prestar queixa de crime ambiental. Temos 126 lugares espalhados pela cidade para levar gratuitamente o lixo, não o caseiro, mas restos de entulho, que vão ser acionados nos locais certos, como volume, madeira. Tem um sofá velho? Traz para cá, se você jogar na rua, quando chover vai entupir os córregos, causando enchente e ainda temos a questão da dengue”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

Com o Ecoponto, o local passa a ser próprio para receber descartes e evita a junção desordenada do material que causa mau cheiro, pragas urbanas e impactos negativos na paisagem local. Isso porque a Avenida Onze de Junho e a Rua Dr Haberbeck Brandão são vias repletas de comércios e os empresários da região sofriam com o descarte irregular.

Outro equipamento próximo à região é o Hospital Rubem Berta, que agora não terá mais problemas com os entulhos.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.