Depois de cortar gratuidade no transporte, SPTrans diz que vai enviar Bilhete Único de idosos em casa

0
929

A partir de 1º de fevereiro, apenas quem tem 65 anos ou mais ainda terá a gratuidade no transporte. A medida ocorre depois que o Governo e a Prefeitura de São Paulo assinaram decreto que suspende a gratuidade nos ônibus municipais e intermunicipais, trem e metrô para passageiros entre 60 a 64 anos


Os passageiros entre 60 a 64 anos que perderam o benefício da gratuidade no transporte coletivo vão receber seus novos Bilhetes Únicos em casa, segundo informou a SPTrans. A medida ocorre depois que o Governo e a Prefeitura de São Paulo assinaram decreto que suspende a gratuidade nos ônibus municipais e intermunicipais, trem e metrô para essa faixa etária.

A partir de 1º de fevereiro, apenas quem tem 65 anos ou mais ainda terá a gratuidade no transporte. Ao revogar as duas medidas, Governo e Prefeitura se valeram do Estatuto do Idoso que determina que esse benefício seja concedido apenas para quem tem mais de 65 anos. “Para acompanhar o Estatuto do Idoso, será mantida a gratuidade nas passagens dos ônibus municipais e intermunicipais (EMTU), Metrô e CPTM para as pessoas acima de 65 anos de idade. A mudança na gratuidade acompanha a revisão gradual das políticas voltadas a esta população, a exemplo da ampliação da aposentadoria compulsória no serviço público, que passou de 70 para 75 anos, a instituição no Estatuto do Idoso de uma categoria especial de idosos, acima de 80 anos, e a recente Reforma Previdenciária, que além de ampliar o tempo de contribuição fixou idade mínima de 65 anos para aposentadoria para homens e 62 anos para mulheres”, afirmaram em nota conjunta a Prefeitura e o Governo de SP.

Para receber o novo Bilhete Único em casa, é necessário atualizar os dados no site da SPTrans a partir da próxima terça-feira (19): http://www.sptrans.com.br/

O prazo de envio é de 10 dias e os usuários não terão que pagar nada. “Quem não quiser receber o novo cartão do Bilhete Único Comum em casa terá que fazer a atualização do cadastro no site da SPTrans e optar por retirar o novo cartão em qualquer um dos 28 postos dos terminais de ônibus”, informou a SPTrans.

Nos terminais, passageiros de 60 a 64 anos terão prioridade no atendimento todos os dias da semana, das 9h às 11h, segundo a SPTrans. No resto de expediente também haverá atendimento para esse público. 

Passo a passo para atualizar o cadastro

  • Acesse o site http://bilheteunico.sptrans.com.br/cadastro.aspx
  • Crie login e senha para acesso 
  • Preencha o formulário com RG e CPF
  • Confirme ou atualize seu endereço
  • Envie os documentos necessários (opção de tirar foto e enviar). 
  • Após a conclusão do cadastro e aprovação da foto (tudo online), escolha opção para receber em casa ou escolher a opção de retirar em um Posto de Atendimento, localizados em 28 terminais.
  • No caso dos terminais Parque D. Pedro II e Lapa, é possível agendar um horário e dia para retirada do novo cartão, a partir de 19 de janeiro.

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.