A primeira estação sustentável da CPTM é a USP-Leste, que fica na Linha 12-Safira. O projeto na Vila Olímpia prevê a implantação de jardins verticais que terão um sistema de reuso de água; substituição do mobiliário por produtos feitos com material reciclável; equipamentos para recarregar celular e energia solar
A CPTM, responsável pela Linha 9-Esmeralda, fechou contrato com a empresa de publicidade Eletromidia para transformar a Estação Vila Olímpia numa estação sustentável, considerando aumento de áreas verdes, o aproveitamento de energia limpa e reuso de água.
A parceria tem um prazo de 60 meses, ou seja, cinco anos para implementar essas melhorias.
A ideia de transformar a parada Vila Olímpia em uma estação sustentável foi divulgada em novembro do ano passado quando a CPTM abriu um edital para procurar empresas ou consórcios interessados no projeto.
A primeira estação sustentável da CPTM é a USP-Leste, que fica na Linha 12-Safira, e tem a seguinte descrição: “… em sua edificação conceitos de sustentabilidade, como o uso racional de água, incluindo a captação de águas pluviais, e de energia elétrica, com o maior uso de iluminação natural”.
O projeto para tornar a estação Vila Olímpia sustentável prevê a implantação de jardins verticais que terão um sistema de reuso de água; substituição do mobiliário por produtos feitos com material reciclável; equipamentos para recarregar celular e energia solar. Um novo acesso para bicicletas deve ser construído, incluindo carregadores para bikes elétricas.
Após o contrato de cinco anos, todas as melhorias serão doadas à CPTM.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br