CPTM lança edital para tornar estação Vila Olímpia sustentável

0
65

Uma empresa privada manifestou interesse de reformar a estação com a implantação de jardins verticais, usar materiais recicláveis no mobiliário, entre outras coisas. A estação USP-Leste, na Linha 12-Safira, já é considerada sustentável


“… em sua edificação conceitos de sustentabilidade, como o uso racional de água, incluindo a captação de águas pluviais, e de energia elétrica, com o maior uso de iluminação natural”. Essa é a descrição da estação USP-Leste, a primeira estação sustentável da CPTM, na Linha 12-Safira.

A segunda estação a ser considerada sustentável pode ser a Vila Olímpia, na Linha 9-Esmeralda. Pelo menos essa é a intenção de uma empresa da iniciativa privada que apresentou projeto oferecendo a reforma e manutenção da estação por cinco anos, sem custos para a gestão pública.

Depois dessa manifestação de interesse, a CPTM publicou um chamamento público no Diário Oficial do Estado no último dia 24, buscando empresas ou consórcios também interessados no projeto. Este chamamento deve acontecer sempre que uma empresa privada inicia interesse em obras que beneficiam a cidade.

O edital está aberto até a próxima segunda-feira (30).

O projeto para tornar a estação Vila Olímpia sustentável prevê a implantação de jardins verticais que terão um sistema de reuso de água; substituição do mobiliário por produtos feitos com material reciclável; equipamentos para recarregar celular e energia solar. Um novo acesso para bicicletas deve ser construído, incluindo carregadores para bikes elétricas.

Após o contrato de cinco anos, todas as melhorias serão doadas à CPTM.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.