Conhecendo a origem dos produtos alimentícios enlatados

0
2555

Atualmente os produtos enlatados fazem parte da cozinha brasileira


Comidas e bebidas enlatadas faz parte do cotidiano dos mercados mundo afora, mas você sabe qual a origem dos produtos alimentícios consumidos em latas?

Tudo começou com Napoleão Bonaparte, durante as guerras revolucionárias francesa, promovendo uma premiação de 12.000 francos para quem criasse a solução de produzir algo que conservasse aos alimentos por mais tempo para os soldados em 1795.

Anos depois, em 1806, o confeiteiro francês Nicolas Apert divulgou um método de conservar os alimentos em frascos de vidro permitindo os alimentos a ficarem comestíveis por meses. O exército francês estudou o método e, somente em 1810, que Apert recebeu o prêmio em dinheiro, que usou para expandir sua empresa, ao qual em 1814 acabara sendo bombardeado pelo exército inimigo.

A condição para ganhar o prêmio era de escrever um livro explicando a sua invenção e tornando de conhecimento público. Tal conhecimento chegou nas mãos do inventor inglês Peter Durand, que em 1810 criou a lata de ferro fundido e alumínio, com cerca de 5 milímetros de espessura (parecendo um botijão).

Hoje as latas estão mais finas e fazem parte do cotidiano e na cozinha do mundo inteiro.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.