Aniversário de Paraisópolis: iniciativa leva crianças e jovens para o mundo da literatura

0
768

Biblioteca no coração da segunda maior comunidade de São Paulo é um espaço de transformação social por meio da educação


Um acervo de 20 mil livros e uma equipe de educadores tem transformado a segunda maior comunidade de São Paulo em um espaço de educação e lazer. Com 100 mil habitantes, além de populosa, Paraisópolis ainda conta com poucas opções voltadas para cultura.

É nesse universo que o Pró-Saber SP, organização da sociedade civil, atua. Inserido no leque educacional como um complemento da escola regular, o Pró utiliza a leitura e a brincadeira como ferramenta de educação e transformação, convidando as crianças a mergulharem na literatura enquanto brincam.

No dia a dia, a organização conta com turmas de crianças e jovens de segunda à sexta dentro de cinco programas educacionais. As atividades acontecem no espaço do Pró, que também conta com uma biblioteca infanto-juvenil, que abre também aos sábados, totalmente disponível para a comunidade, incluindo as crianças não inscritas nas atividades e seus familiares. Nas prateleiras, se vê histórias em quadrinhos, contos, gibis, romances, entre outros gêneros literários. Dos clássicos aos contemporâneos, as crianças viajam em um mundo de fantasias, conhecimento e cultura.

Por ano, mais de 16.000 livros saem das prateleiras da biblioteca e chegam em diversos lares de Paraisópolis. Além disso, dentro do programa Pró Ler & Brincar, voltado para educação infantil, anualmente, os educadores do Pró leem com as crianças 100 livros. Ou seja, a cada fim de ano, as crianças que participam das atividades leram mais de 100 histórias, aumentando seu repertório, visão de mundo e melhorando suas habilidades de leitura. O índice é 20 vezes maior do que a média de leitura do brasileiro, que é de, em média, 5 livros completos por ano.

Por todo o trabalho desempenhado, a biblioteca já foi visitada por autores como Antônio Prata, Alexandre Rampazo, Lúcia Hiratsuka, Lalau, Blandina Franco e José Carlos Lollo e muitos outros.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.