Os participantes foram capacitados nas áreas de administração, segurança alimentar e nutricional, economia criativa e entre outros
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo realizou na quarta-feira (23), a cerimônia de formatura de 100 beneficiários do Programa Operação Trabalho, que atuam na região sul. Entre os projetos do POT que contaram com a entrega de certificados aos participantes estão Zeladores de Quarteirão, Praças Mais Cuidadas, Zeladores de Parque da Cidade e Mães Guardiãs. A cerimônia foi realizada na unidade sul do Centro POT.
Os formandos de ambas as modalidades foram capacitados em diversas áreas como processos administrativos, segurança alimentar e nutricional, economia criativa e entre outros. Além das capacitações os beneficiários contam com uma bolsa auxílio que varia entre R$ 1.482,60 – 30 horas semanais, 6 horas por dia, ou R$ 988,34 – 20 horas semanais, 4 horas diárias.
“Essa formatura não é apenas o fim de um ciclo de formação, mas o início de novas possibilidades de vida para esses beneficiários, que agora possuem as ferramentas necessárias para buscar a inserção ou reinserção no mercado de trabalho”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente.
A modalidade Zeladores de Quarteirão atua em atividades de conservação, manutenção e zeladoria de equipamentos de abastecimento, como feiras e mercados, já a modalidade Zeladores de Parques da Cidade, busca promover o envolvimento social e cultural dos beneficiários na conservação de espaços verdes importantes para a cidade. O Programa Praças Mais Cuidadas foca na revitalização e manutenção de praças, principalmente nas regiões periféricas das zonas norte, sul e leste da cidade.
O Mães Guardiãs atua em duas frentes de trabalho, a categoria Busca ativa é responsável pelo combate a evasão escolar, acompanhando a frequência dos alunos e fazendo visitas domiciliares em casos de ausência prolongada, garantindo que as crianças e adolescentes permaneçam na escola. As Guardiãs da Alimentação Escolar contribuem com a educação ambiental e alimentar nas escolas, auxiliam no cultivo de hortas escolares e participam da conscientização dos alunos sobre sustentabilidade e alimentação saudável.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br