Centro Cultural Santo Amaro inaugura exposição sobre cultura do Vale do Jequitinhonha

0
718

Na exposição, o artista plástico Leandro Júnior mostra obras de arte pintadas com uma matéria-prima específica da região: o barro. Vários prefeitos de cidades do Vale do Jequitinhonha vieram à São Paulo para prestigiar a exposição e também participar de um debate sobre a cultura do Vale, junto com o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes


No último sábado (5), o Centro Cultural Santo Amaro estreou a exposição “Memórias e Cultura do Vale do Jequitinhonha”, que apresenta 45 obras de arte criadas pelo artista plástico Leandro Júnior, nascido no município de Chapada do Norte, em Minas Gerais.

Todas as telas foram pintadas com uma matéria-prima específica da região: o barro. “Em 2006 eu entrei na faculdade de Educação Artística, no interior de São Paulo. Quando decidi voltar pra minha terra natal, dei aulas para crianças e idosos. Fui me descobrindo como artista e passei a trabalhar com meninos quilombolas. A partir da vivência no quilombo, eu descobri no barro a maneira de trabalhar com as crianças, já que eu não tinha renda pra trabalhar com outros materiais. Fui me reinventando e trouxe o barro pra pintura, porque antes era só nas esculturas”, explica Leandro.

Vários prefeitos de cidades do Vale do Jequitinhonha vieram à São Paulo para prestigiar a exposição e também participar de um debate sobre a cultura do Vale, junto com o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes.

“Parabenizo a vocês pelo desempenho, pela força e valorização da cultura. A cidade de São Paulo acolhe a todos, do Brasil e do mundo”, disse o prefeito Ricardo Nunes, que pediu ao artista plástico Leandro Júnior para fazer uma pintura em homenagem ao ex-prefeito Bruno Covas, morto no mês de maio.

Participaram do evento: Leandro Evangelista, prefeito do município de Chapada do Norte; Maria Gomes Motoso Rocha, prefeita do município de José Gonçalves de Minas; Josi Cordeiro, prefeita do município de Leme do Prado; Elaine Luís, prefeita do município de Berilo; Poliana Caldeira, representante do prefeito Vilmar Pinheiro Lopes, do município de Turmalina.

“É prazeroso para nós do Vale, nos deslocarmos de uma distância tão grande para um motivo belíssimo. A felicidade que cada cidadão do Vale transmite na sua arte, assim como o Leandro tem feito… para nós é maravilhoso ver um filho do Vale chegar aonde está hoje”, disse o prefeito do município de Chapada do Norte, Leandro Evangelista.

A exposição acontece até o dia 16 de julho, das 10h às 17h, no Centro Cultural Santo Amaro (Av. João Dias, 822), seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.