Fábrica de elétricos no país, aumento nas vendas de modelos, e outros pontos impulsionam este segmento de mercado
O cenário automotivo brasileiro está passando por uma revolução notável, à medida que os carros elétricos conquistam cada vez mais espaço no mercado nacional. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em 2022, o Brasil registrou o emplacamento de 49.245 carros elétricos, um aumento considerável em relação aos 34.990 veículos emplacados em 2021.
Além do aumento nas vendas, o setor de carros elétricos também está atraindo a atenção de empresas de renome, como a Samsung, que confirmou sua participação na IAA MOBILITY 2023, uma das maiores exposições automobilísticas do mundo.
O Brasil já abriga uma fábrica de automóveis elétricos localizada na Bahia, em Camaçari, onde anteriormente operava a Ford, e hoje a planta é de propriedade da marca chinesa BYD. A expectativa é que a fábrica comece a operar em outubro deste ano, de acordo com a fabricante.
A BYD tem se destacado no mercado brasileiro, como evidenciado pelos dados de agosto, quando a empresa emplacou um total impressionante de 656 modelos de carros elétricos no país durante o mês. Esse número é seis vezes maior do que o da segunda colocada e supera a soma de todas as outras montadoras, que emplacaram um total de 511 veículos elétricos no mesmo período.
Tamanha movimentação no setor não passou despercebida pelas instituições do setor. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anunciou, por meio de seu presidente Marcio de Lima Leite, que a maioria de suas associadas está se posicionando a favor de um imposto de importação de 35% para os veículos elétricos.
Com a crescente adoção de carros elétricos e o investimento contínuo na infraestrutura de mobilidade sustentável, o Brasil está trilhando um caminho promissor em direção a um futuro mais limpo e eficiente no transporte.
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